Conecte-se Conosco

Gastronomia

A história de superação por trás do sucesso do Brito Buffet em Goiânia

Publicado

em

Chef Carmem Brito comanda o negócio da família que surgiu depois de ser vítima de racismo e gordofobia

Carmem Brito, renomada chef de cozinha e fundadora do Brito Buffet, tem uma história marcada por desafios e superações que a levaram a se destacar no mundo da gastronomia em Goiânia. Embora hoje o negócio seja fonte de alegria, tudo começou em 2004, em meio a uma situação de discriminação, quando Carmen enfrentou a dura realidade de preconceito no mercado de trabalho. “Eu queria muito trabalhar de garçonete com uma amiga minha. Só que a dona do buffet não contratava pessoas negras. Tem que ser pessoas brancas e magras, e eu que era negra e um pouco gordinha eles me recusaram”, relembra Carmem.

Nessa época, com uma forte ligação com a igreja e sua habilidade culinária, Carmem decidiu que esse episódio não a faria desistir. Foi quando ela encontrou uma nova direção, e ao invés de ser garçonete, ela decidiu promover jantares e outras comidas para eventos na comunidade religiosa. Seu talento logo chamou atenção, e o boca a boca começou a trazer novos clientes. “Cada irmão que comia da minha comida falava, misericórdia, da onde saiu essa mulher, que mãos santas, que irmã abençoada”, conta Carmem em tom emocionado.

Com determinação e paixão pelo que fazia, Carmem foi em busca de profissionalização. Buscou conhecimento, fez cursos e aprimorou suas habilidades, transformando-se em uma chef de destaque. “Não demorou muito para que meus clientes ultrapassassem os muros da igreja”, conta.

O reconhecimento de seu trabalho veio não apenas do público, mas também de colegas do ramo, como Wagner Tavares, que começou a indicá-la para eventos, impulsionando ainda mais sua ascensão. “A propaganda boca-a-boca me trouxe até aqui. Quando Deus escreve a sua história, é dessa forma que acontece”, afirma Carmen.

Ao lado de seu esposo, Britão, também um exímio chef de cozinha especializado em churrasco, Carmen viu seu negócio crescer, agregando novos talentos e expandindo sua atuação. Hoje, o Brito Buffet é um nome respeitado em Goiânia, com uma equipe de aproximadamente trinta pessoas dedicadas a oferecer o melhor em gastronomia para seus clientes.

A história de Carmen Brito é um testemunho de superação, persistência e talento, que resultou na consolidação de um dos mais respeitados buffets da região. Com a missão de sempre trazer novidades e qualidade aos clientes, Carmen e sua equipe seguem em constante evolução, prontos para os desafios que o futuro reserva.

O Brito Buffet é mais do que um empreendimento gastronômico, é o resultado da determinação e do amor pela culinária que Carmen Brito e sua equipe dedicam diariamente, trazendo sabor e excelência a cada evento que realizam.

Continue lendo

Ciência

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

Publicado

em

De

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir doenças; aponta pesquisa

Estresse crônico e depressão podem exacerbar condições físicas como doenças cardíacas e artrite. É o que mostram pesquisas globais, como nos relatórios da American Psychological Association com Stress in America, que exibe o aumento de inflamações a partir dessas causas, prejudicando o sistema imunológico. Esses achados destacam a necessidade de integrar o cuidado da saúde mental ao físico, ressaltando como o bem-estar emocional influencia diretamente na saúde física e aumenta a demanda por serviços que cuidem tanto do corpo quanto da mente.

Em Salvador, essa abordagem de saúde, que conecta o bem-estar físico ao mental, está transformando a forma como as mulheres gerenciam o autocuidado. Em meio ao aumento da conscientização sobre os desafios de saúde mental, considerados como o mal do século efeito pós-pandemia, surge uma discussão importante sobre como os cuidados físicos podem contribuir para a estabilidade. Essa filosofia de cuidado integrado é aplicada para enfrentar não apenas as doenças físicas, mas também para fortalecer o suporte emocional e mental das mulheres. Esta abordagem melhora não apenas os resultados clínicos, mas também promove uma maior sensação de controle e empoderamento entre as pacientes.

Profissionais de saúde da Bahia, como médicas, nutricionistas e psicólogas, estão cada vez mais focadas em tratar a saúde da mulher de maneira holística. Observa-se que condições físicas, especialmente aquelas relacionadas à saúde reprodutiva e mamária, podem ter impactos significativos na saúde mental. Assim, o tratamento não se limita à intervenção médica, e inclui uma rede de suporte psicológico que ajuda as mulheres a lidar com o estresse, ansiedade e outros desafios emocionais decorrentes de questões de saúde.

A renomada Dra. Anna Paola Noya Gatto (@dra.annapaolagatto), mastologista e CEO da Clínica da Mulher, eleita por unanimidade para a posse na Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), reforça: “Integrar o atendimento médico com o apoio psicológico é fundamental para o tratamento eficaz. Por isso, cuido da saúde integral das minhas pacientes, analisando o mental como um componente crucial que pode influenciar a recuperação física e vice-versa”, comenta a especialista em saúde da mulher.

A Clínica da Mulher se destaca por complementar o tratamento médico com serviços de nutrição e outras necessidades de saúde das mulheres, de forma abrangente. Especialmente em tratamentos como os de saúde mamária, onde o impacto emocional é significativo, a clínica reconhece a importância de tratar tanto o corpo quanto a mente.

Este modelo de cuidado holístico está ganhando reconhecimento por seu potencial transformador no Nordeste, demonstrando que a saúde plena é alcançada através do tratamento integral do ser humano.

“Esta crescente demanda por um cuidado que considere todas as dimensões da saúde está mudando paradigmas e reforçando a necessidade de tratamentos que cuidam tanto do corpo quanto da mente”, conclui a doutora Anna.

Continue lendo

Celebridades

Temporadas de praia do Araguaia/Tocantins aquece economia regional

Publicado

em

De

(Praia de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia – Goiás. Crédito: Prefeitura de São Miguel do Araguaia)

Mais de 1 milhão de turistas devem frequentar as praias do rio Araguaia apenas no estado de Goiás. A temporada de praias de água doce no estado do Tocantins aguarda  Mais de 1 milhão e meio de turistas

As praias temporárias ao longo dos rios Araguaia e Tocantins não só criam paisagens deslumbrantes, mas também se transformam em importantes pólos turísticos durante a estação seca, entre junho e agosto. Essas extensas áreas de areia atraem visitantes para atividades como camping e lazer, enquanto na estação das cheias, os passeios de barco e a observação da natureza renovada predominam.

Além de serem pontos de encontro e recreação, estas praias desempenham um papel catalisador na economia local. O turismo impulsiona o crescimento dos negócios locais, aumentando a oferta de empregos e melhorando a infraestrutura. Dados de 2023 do Ministério do Turismo revelam que a economia das regiões Centro-Oeste e Norte é significativamente influenciada pelo fluxo sazonal de turistas. O Anuário Estatístico do Ministério aponta um aumento de mais de 120% na demanda por restaurantes e hotéis, refletindo diretamente em uma maior taxa de ocupação e em um aumento no volume de negócios.

Em 2024, a Temporada de praias do Rio Araguaia em Goiás, conhecida como “Temporada Mais Araguaia” espera atrair mais de 1 milhão de turistas nos meses de junho e julho. Para o Tocantins, a expectativa é de que a temporada também seja movimentada, com cerca de 1 milhão e meio de turistas passando pelas diversas cidades com atrativos turísticos. 

Aquecimento do Varejo

(Novo Mundo.Com destaca aumento na venda de essenciais para atividades ao ar livre)

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), durante os meses de junho e julho, coincidindo com a temporada de praias, observa-se um aumento na procura por produtos essenciais para atividades ao ar livre. Entre os itens mais procurados estão caixas e bolsas térmicas, churrasqueiras, cadeiras de praia e panelas elétricas, que registram um crescimento significativo nas vendas. O relatório do Ministério do Turismo aponta ainda um incremento de mais de 50% nas vendas de artigos de caça, pesca e acampamento.

Bruno Lobo, Gerente de marketing da NovoMundo.Com, um dos principais varejistas do Centro-Norte do país, destaca a crescente demanda observada nas lojas da rede. “Há um aumento expressivo na busca por equipamentos essenciais em acampamentos como colchonetes, panelas elétricas, ventiladores, caixas de som, estes itens são muito procurados por aqueles que planejam acampar. Os produtos oferecem conforto e praticidade para os clientes, que buscam aproveitar suas férias ao máximo,” explica. Comparado ao ano anterior, a rede NovoMundo.Com espera um crescimento nas vendas desses itens de cerca de 15%. “Essa tendência de aumento reflete-se tanto nas nossas vendas físicas quanto no comércio eletrônico, indicando um forte impulso em ambos os canais,” conclui.

Mercado da Moda também comemora aumento das vendas

(Mega Moda Park, uma das unidades do shopping atacadista Mega Moda)

O mercado da moda regional também celebra a temporada com a venda de moda praia. Com mais de 1500 marcas, sendo 73% delas produtoras de moda própria, as vitrines das unidades do Mega Moda, composto pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, já exibem as últimas tendências do segmento e apostam em uma boa movimentação para o período.

“Segundo dados dos nossos lojistas do segmento, a expectativa é que a demanda por biquínis, sungas, maiôs e saídas de praia supere os 50% até o final do mês. Temos recebido ônibus de compras de cidades com ‘praias de rio’ de Goiás e de outros estados como Tocantins, Pará e Mato Grosso, em busca deste tipo de produto”, afirma Paula Sepulveda, Gerente de marketing do Mega Moda.

Continue lendo

Gastronomia

Um Novo Horizonte para a Gastronomia em Piracicaba

Publicado

em

De

Cozinhar vai além de uma simples profissão — é uma verdadeira arte que encapsula aspectos essenciais da cultura e história de um povo ou região. Além disso, é uma excelente forma de expressar criatividade e inovação. Por isso, cada vez mais empreendedores na gastronomia alcançam grande sucesso no mercado.

Há 25 anos à frente da Churrascaria Intersul, o fundador Vanderlei Caglioni, juntamente com sua esposa Marinalva, filhos e equipe, trabalhou incansavelmente para que o restaurante ganhasse notoriedade.

Com uma paixão ardente pela gastronomia e pelo autêntico churrasco, eles decidiram inaugurar uma nova unidade em Piracicaba, no último dia 11 de junho. Desta vez, com um conceito inovador: o Intersul Prime.

Intersul Prime – Um Novo Conceito de Steakhouse em Piracicaba!

Com pratos a partir de R$ 36,90, venha se deliciar neste maravilhoso restaurante!

Oferecemos pratos executivos deliciosos, carnes premium para diversos paladares e porções incríveis.

Aproveite bebidas em um ambiente lindo, agradável e muito bem localizado.

É diferente e saboroso ao extremo!

Funcionamento: De terça a domingo para o almoço e de terça a sábado no período da noite.

Endereço:Rua Dom Pedro I, 2450

Instagram: @IntersulPrime

Venha e descubra uma nova experiência gastronômica em Piracicaba!

Este novo empreendimento promete trazer para Piracicaba uma experiência culinária única, combinando tradição e inovação em um ambiente acolhedor e sofisticado. Se você é apaixonado por boa comida, não pode deixar de visitar o Intersul Prime e saborear as delícias que eles têm a oferecer.

Fotos: Aline Aragon

Continue lendo
Propaganda

Destaque