Conecte-se Conosco

Cultura

Espetáculo “Crianceiras”, de Márcio de Camillo, chega ao Teatro Liberdade em São Paulo para sessão exclusiva para escolas

Publicado

em

(Crédito da foto: Mario Castello)

  • O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana
  • Com mais de 500 apresentações para escolas públicas, privadas e eventos de entretenimento, o projeto já alcançou mais de meio milhão de crianças em todo o Brasil. Sua flexibilidade permite que seja apresentado em diferentes formatos, adequando-se à necessidade do local e do público, focando também na acessibilidade e inclusão

O renomado cantor, compositor e instrumentista sul-mato-grossense Márcio de Camillo traz para o Teatro Liberdade, em São Paulo, o aclamado espetáculo “Crianceiras –  Manoel de Barros”. Em uma sessão fechada especialmente dedicada às escolas, o evento promete encantar e educar os jovens espectadores através de uma combinação única de poesia, música e arte.

O projeto “Crianceiras”, que já conquistou sucesso em cidades como São Carlos, Florianópolis e Uberlândia este ano, segue em um extenso circuito por diversas regiões do país. Desde o final de abril, Márcio de Camillo iniciou uma nova e emocionante jornada por escolas de todo o Brasil, levando sua inspiradora iniciativa que já encantou mais de meio milhão de crianças.

Com uma abordagem que une o lúdico ao educativo, o espetáculo transforma a poesia em música, utilizando como base a obra de renomados poetas brasileiros, como Manoel de Barros e Mário Quintana. “Crianceiras” não é apenas um show, mas uma experiência artística completa, que também se estende a um aplicativo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Estes recursos têm sido amplamente utilizados por professores e educadores como ferramentas pedagógicas, aproximando os alunos de obras de grande valor cultural.

Márcio de Camillo, com uma carreira de 28 anos e quatro álbuns solos, é uma figura emblemática da música brasileira. Suas composições foram gravadas por artistas de renome, como Renato Teixeira e Sérgio Reis, e sua versatilidade musical abrange estilos que vão do folk ao rock’n’roll. Recentemente, o artista estreou um show em homenagem ao cantautor Geraldo Roca, considerado um dos principais compositores da música regional do estado do Mato Grosso do Sul.

O projeto “Crianceiras”, idealizado em 2012 em Campo Grande, MS, nasceu com o objetivo de apresentar a música como uma ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana. Desde então, tem se expandido para incluir CDs, aplicativos, capacitações para professores e espetáculos dirigidos por Luiz André Cherubini. Este ano, a turnê já percorreu várias cidades e continua a crescer, com novos projetos inspirados em outros poetas em desenvolvimento.

A proposta educativa do “Crianceiras” se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com forte apelo pedagógico, os CDs e o aplicativo “Crianceiras” são utilizados nas escolas como materiais didáticos para aproximar as crianças da poesia de forma lúdica e criativa. Desde 2017, o projeto pedagógico “Crianceiras Poesia na Prática”, desenvolvido em parceria com a “Diverte Cultural”, tem sido adotado por escolas em todo o Brasil.

O sucesso do “Crianceiras” transcende o ambiente escolar, sendo apresentado em importantes festivais e congressos nacionais e internacionais. Com mais de 500 apresentações, o projeto já atingiu mais de meio milhão de crianças e continua a expandir sua presença, sempre com foco na acessibilidade e inclusão.

Devido à sua relevância na educação, “Crianceiras” tem sido estudado por mestrandos e doutorandos no Brasil e em Portugal. O projeto valoriza a capacidade das crianças de compreender a arte desde cedo e convida o público adulto a reviver a inocência da infância, apreciando as sutilezas da vida e valorizando as raízes culturais brasileiras.

A sessão exclusiva para escolas no Teatro Liberdade será mais uma oportunidade para as crianças de São Paulo vivenciarem essa experiência única e enriquecedora. Através da poesia de Manoel de Barros e da música de Márcio de Camillo, “Crianceiras” continua a despertar a imaginação e o amor pela cultura, reafirmando seu compromisso com a arte e a educação.

Links Crianceiras:

Site Oficial

Instagram

YouTube

Links Márcio de Camillo:

Instagram

YouTube

Spotify

Continue lendo

Ciência

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

Publicado

em

De

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir doenças; aponta pesquisa

Estresse crônico e depressão podem exacerbar condições físicas como doenças cardíacas e artrite. É o que mostram pesquisas globais, como nos relatórios da American Psychological Association com Stress in America, que exibe o aumento de inflamações a partir dessas causas, prejudicando o sistema imunológico. Esses achados destacam a necessidade de integrar o cuidado da saúde mental ao físico, ressaltando como o bem-estar emocional influencia diretamente na saúde física e aumenta a demanda por serviços que cuidem tanto do corpo quanto da mente.

Em Salvador, essa abordagem de saúde, que conecta o bem-estar físico ao mental, está transformando a forma como as mulheres gerenciam o autocuidado. Em meio ao aumento da conscientização sobre os desafios de saúde mental, considerados como o mal do século efeito pós-pandemia, surge uma discussão importante sobre como os cuidados físicos podem contribuir para a estabilidade. Essa filosofia de cuidado integrado é aplicada para enfrentar não apenas as doenças físicas, mas também para fortalecer o suporte emocional e mental das mulheres. Esta abordagem melhora não apenas os resultados clínicos, mas também promove uma maior sensação de controle e empoderamento entre as pacientes.

Profissionais de saúde da Bahia, como médicas, nutricionistas e psicólogas, estão cada vez mais focadas em tratar a saúde da mulher de maneira holística. Observa-se que condições físicas, especialmente aquelas relacionadas à saúde reprodutiva e mamária, podem ter impactos significativos na saúde mental. Assim, o tratamento não se limita à intervenção médica, e inclui uma rede de suporte psicológico que ajuda as mulheres a lidar com o estresse, ansiedade e outros desafios emocionais decorrentes de questões de saúde.

A renomada Dra. Anna Paola Noya Gatto (@dra.annapaolagatto), mastologista e CEO da Clínica da Mulher, eleita por unanimidade para a posse na Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), reforça: “Integrar o atendimento médico com o apoio psicológico é fundamental para o tratamento eficaz. Por isso, cuido da saúde integral das minhas pacientes, analisando o mental como um componente crucial que pode influenciar a recuperação física e vice-versa”, comenta a especialista em saúde da mulher.

A Clínica da Mulher se destaca por complementar o tratamento médico com serviços de nutrição e outras necessidades de saúde das mulheres, de forma abrangente. Especialmente em tratamentos como os de saúde mamária, onde o impacto emocional é significativo, a clínica reconhece a importância de tratar tanto o corpo quanto a mente.

Este modelo de cuidado holístico está ganhando reconhecimento por seu potencial transformador no Nordeste, demonstrando que a saúde plena é alcançada através do tratamento integral do ser humano.

“Esta crescente demanda por um cuidado que considere todas as dimensões da saúde está mudando paradigmas e reforçando a necessidade de tratamentos que cuidam tanto do corpo quanto da mente”, conclui a doutora Anna.

Continue lendo

Cultura

Um grande aumento nas vendas online. Uma empresa que destaca-se em criação de lojas online e sites á a Mox Mídia do Brasil.

Publicado

em

De

Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.

Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.

Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.

Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.

Um grande aumento nas vendas online. Uma empresa que destaca-se  em  criação de lojas online e sites á a Mox Mídia do Brasil.

CONTATO:

Site:https://moxmidia.com.br/
E-mail: moxmidia@moxmidia.com.br
Telefone/ Whatsapp: (41) 9 9735-5599

 

Continue lendo

Cultura

Escola de Teatro Cria promove educação e inclusão para crianças do Caju e zona portuária

Publicado

em

De

Atividades são gratuitas e acontecem em escolas públicas

A Escola de Teatro Cria está transformando a vida de 1.000 crianças e jovens do bairro do Caju e zona portuária, utilizando o teatro como ferramenta de educação e inclusão. Por meio do Método Cria,que combina elementos do teatro com a Pedagogia Waldorf, o projeto está presente em seis polos teatrais espalhados pela região e se tornou disciplina eletiva em escolas públicas da região.

Nas oficinas, as turmas são organizadas por faixas etárias, garantindo que as técnicas teatrais e os conteúdos educacionais sejam adequados ao desenvolvimento de cada grupo. A abordagem visa estimular o conhecimento, o raciocínio lógico, o equilíbrio emocional e a iniciativa para a ação.

“A metodologia do Método Cria é projetada para atender as necessidades específicas de cada faixa etária, proporcionando um ambiente de aprendizado que é ao mesmo tempo divertido e profundamente transformador,” destaca Laura Campos Braz, idealizadora e diretora artística do projeto. “Nosso objetivo é gerar um impacto direto nas escolhas de vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possibilitando uma mudança significativa em sua comunidade.”

O público-alvo principal do projeto são crianças e jovens com idades entre 3 e 21 anos, residentes no Caju e arredores, em situação de vulnerabilidade social e que são estudantes da rede pública de ensino. Com o trabalho realizado, o Projeto Cria foi certificado como o primeiro Ponto de Cultura do Caju, um reconhecimento de sua importância na promoção da cultura e da arte na região e conquistou o primeiro lugar na categoria Arte Educação no edital de Retomada Cultural realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec).

“O reconhecimento como o primeiro Ponto de Cultura do Caju é uma prova do trabalho árduo e dedicação de toda a nossa equipe”, acrescentou Jaura . “Estamos comprometidos em continuar oferecendo oportunidades educacionais e culturais que façam a diferença na vida de nossos jovens”.

Para mais informações sobre a Escola de Teatro Cria e como apoiar esta iniciativa acesse https://projetocria.org.br/

Continue lendo

Destaque