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Cultura

Família e escola: qual o papel fundamental de cada um

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A Constituição Federal de 1988 afirma em seu artigo 205: “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,  visando  ao  pleno  desenvolvimento  da  pessoa,  seu  preparo  para  o  exercício  da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Com isso é perceptível que a participação ativa dos responsáveis juntamente à instituição de ensino não é somente necessária como também requerida durante toda a trajetória escolar, sendo um dos principais facilitadores da aprendizagem.

A pedagoga Sueli Tomaz especialista em metodologia da educação infantil e séries iniciais defende: “A escola assegura o direito, destaca a importância e abriga a garantia da aprendizagem, mas é em casa, no ambiente familiar que ocorrem as primeiras práticas educativas. Considerando a família a primeira sociedade instituída é necessário uma cooperação concreta entre ambas instituições”. A pedagoga complementa: “Uma boa comunicação entre família-escola viabiliza a flexibilidade, a motivação e gera a continuidade dos estímulos educativos, culturais, metodológicos e sociais dos alunos. Principalmente no contexto das séries iniciais”.

Para pais atípicos, essa relação precisa ser ainda mais estreita. É necessário estabelecer uma comunicação contínua, alinhada a um trabalho de entrega mútua, uma vez que diversos estudos já demonstram que diagnósticos como o déficit de atenção, associado ou não à hiperatividade e à impulsividade, e o transtorno do espectro autista frequentemente comprometem o rendimento escolar.

Gabriel Frozi, CEO do Colégio Rio Christian School – a primeira e única escola bilíngue da América Latina especializada em alunos com TDAH – também destaca a importância do interessante dos pais e responsáveis desde o momento da busca pela escola ideal: “Existem escolas mais tradicionais, conservadoras e mais conteudistas, como também, escolas mais flexíveis, disruptivas e inovadoras. O importante, portanto, é a família levar em consideração as características da criança e do adolescente,” adverte Gabriel.

Gabriel é pai da Vitória, que foi diagnosticada com TDAH ainda muito jovem. Em sua trajetória escolar, percebeu que a filha não conseguia desenvolver-se bem mesmo nas melhores escolas disponíveis na região. Foi daí que o coração de pai mudou todo o rumo daquela história, pois até então não existiam escolas no Brasil, especializadas em crianças e jovens com Transtornos diversos, como o próprio TDAH.

Então, tudo partiu do desejo do coração de uma criança: “Pai, não quero mais ir à escola. Não consigo tirar notas boas e te fazer feliz,” dizia Vitória.

Frozi abandonou sua carreira longa e estável como advogado e criou do zero sua própria escola. “Nossa escola foi criada pela carência e pelos erros de várias outras instituições. Chegamos com a intenção de fazer uma escola diferente, de se preocupar realmente com o aluno como indivíduo e não como mais um número. É importante dar uma atenção especial a todos eles individualmente. Fazer com aqueles que possuem necessidades específicas sintam-se parte do todo, e ainda, acompanhar aqueles que não tem nenhuma necessidade cognitiva específica,” continua Gabriel.

A RCS, mais conhecida como Rio Christian School, conta com profissionais capacitados e preparados para atender alunos de todos os perfis de uma forma individual. “Foram inúmeros processos, adequações, treinamento, material didático personalizado e um sistema de ensino totalmente adaptado que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos. “Incentivamos o respeito ao indivíduo, suas potencialidades e diversidades, valorizando a inclusão social, num ambiente cooperativo, propiciando a vivência de valores e princípios,” continua Frozi.

Um dos diferenciais da escola está no sistema de avaliação, onde as provas bimestrais não são o principal aspecto a ser levado em conta na hora de aprovar um estudante, mas um conjunto de fatores como a participação em sala de aula, lição de casa, trabalhos extras, desempenho diário em sala de aula, etc. “O sistema não é baseado só em uma prova. Se um aluno não tira boa nota na avaliação, mas cumpre com as demais obrigações, pode ser aprovado, desde que consiga a média 7”, explica Gabriel Frozi, salientado que, os alunos são submetidos a um sistema de avaliação no qual 15% da nota se refere à participação; 25%, ao dever de casa; 30%, a pequenos projetos; e 30%, à prova bimestral. A proposta impacta diretamente as crianças e os jovens em sua capacitação, e consequentemente, o índice de reprovação escolar tende a diminuir muito.

Desta forma, se concretiza a possibilidade de proporcionar uma metodologia inclusiva aos pequenos, que aliada a participação familiar, alcança as mais diversas necessidades do aluno e promove um vasto campo de possibilidades de otimização da aprendizagem infantil.

Para dar certo, é preciso que a instituição família-escola se alinhe para pré-definir as estratégias e estabelecer os estudos do meio que traçam o perfil e o rendimento de uma classe em seu todo e individualmente. Uma vez que o ambiente de aprendizagem impacta diretamente o desempenho dos alunos, técnicas do dia a dia escolar através de materiais cativantes e desenvolvidos especialmente para esse objetivo, como: jogos, músicas e diferentes formatos, que podem facilitar e manter por mais tempo os alunos ativamente desafiados e envolvidos no processo sejam estabelecidos.

Sobre a Recreio Christian School:

A escola bilíngue cristã conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação da RCS. Atende turmas do Pré I ao 3º ano do Ensino Médio, preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH.

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Cultura

Gisele Tressi promove curso gratuito destinado à inclusão de artistas e produtores independentes

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O ‘Laboratório de Produção em Difusão’ atenderá grupos de comunidades periféricas em seis municípios do estado de São Paulo

A produtora Gisele Tressi apresenta seu mais recente projeto educacional, o Laboratório de Produção em Difusão, uma iniciativa destinada a capacitar e promover a inclusão de artistas e produtores culturais independentes. Realizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, conta com o apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.

O curso, contemplado no edital 17/2023 LPG, estende as atividades formativas de Gisele, que, ao longo dos últimos anos, oferece oficinas gratuitas de produção e gestão cultural destinadas a artistas, gestores, produtores, estudantes de artes cênicas, estagiários, auxiliares e jovens aprendizes, independentemente da experiência prévia. Dessa forma, atende desde aqueles que estão dando os primeiros passos em suas carreiras até os profissionais mais experientes em busca de aprimoramento.

Com carga horária de 12 horas e gratuito, o Laboratório acontece presencialmente em seis municípios do estado de São Paulo, em parceria com espaços culturais independentes e públicos. A iniciativa passa por Campinas, Praia Grande, São José dos Campos, São Paulo, Botucatu e Ribeirão Preto.

Todas as aulas contam com intérpretes de Libras, além de linguagem dinâmica para atender ao público neurodivergente, assim como a gravação das atividades em vídeo- aulas, que serão disponibilizadas com legendas e tradução em Libras. Serão selecionados outros seis grupos fora da capital paulista para receber esse conteúdo digital, junto com uma consultoria online.

Gisele destaca a importância do Laboratório como uma ferramenta para promover a inclusão social e diminuir o abismo socioeconômico que, por muitas vezes, impede o acesso à profissionalização na área cultural. Ao oferecer as ações gratuitamente, ela enfatiza que a cultura é um bem comum que deve estar ao alcance de todos, fortalecendo a presença das comunidades periféricas, pessoas pretas, indígenas, mulheres e/ou trans.

(Foto: Robson de Almeida)

Os parceiros locais desempenham um papel fundamental na realização do projeto, atendendo às necessidades de cada região, com destaque para as instituições e grupos culturais: em São José dos Campos (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), Campinas (Laboratório de Produção e Ação Cultural do Departamento de Artes Cênicas da

Unicamp), Ribeirão Preto (Cia. Dita Cuja, Casa das Artes e Grupo Teatral Fora de Hora), Praia Grande (Circo Rebote), Botucatu (Cia. Beira Serra de Circo e Teatro) e São Paulo (Espaço Cultural Morro Doce).

SERVIÇO

Ribeirão Preto

  • Período de inscrições: 1 de maio a 25 de maio
  • Resultado: 26 de maio
  • Data do curso: 28, 29 e 30 de maio
  • Local: Casa das Artes – Caramuru, 3556, casa 2, Ribeirão Preto – SP
  • Horários: Dias 28 e 29 – 18h às 22h; dia 30 – 14h às 18h
  • Link do formulário: formulário de inscrição

SOBRE GISELE TRESSI

Lésbica, mãe, estudante de Ciência Política, cis-aliada das causas trans, com 15 anos de experiência na área de projetos culturais, atuando com elaboração, direção de produção, produção executiva, gestão e captação de recursos via editais, emendas parlamentares e leis de incentivo. Como elaboradora, possui aprovações em projetos culturais para ProAC em múltiplas linguagens, Fomentos de Circo e Música, emendas parlamentares, Lei Rouanet e FAC – DF. Destaca-se também a participação na elaboração da cartilha “Ação Cultural”, para elaboração de projetos do ProAC do Sebrae. Na direção de produção, destacam-se os FIC – SP (Festival Internacional de Circo de São Paulo), Festival das Marias – BR, I e II Cultura em Movimento do Teatro Flávio Império, Festival Allegria e Festival de Circo do Bixiga. Na área de produção executiva e gestão, possui experiência em circulações locais, regionais, nacionais e internacionais, representando artistas de São Paulo, Brasília, Uruguai e Togo.

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Cultura

“Canto das Ditas” celebra força e história das mulheres de Cidade Tiradentes

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Espetáculo teatral faz parte da agenda da “Mostra das Ditas: Corpo-Repertório- Cotidiano e Resgate”, oferecendo reflexões sobre ancestralidade na periferia da zona leste de São Paulo. Completamente gratuita, a agenda, programada para o próximo dia 25 de maio, celebra ainda os 17 anos de existência e resistência do grupo Filhas da Dita

O CEU Inácio Monteiro será palco, no dia 25 de maio, de uma reverência às mulheres que construíram e moldaram o bairro de Cidade Tiradentes. O espetáculo “Canto das Ditas – Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes”, das Filhas da Dita, promete uma noite de celebração, reflexão e conexão com a ancestralidade.

Com direção e dramaturgia de Antonia Mattos e em parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, “Canto das Ditas” chega para saudar mulheres negras que foram fundamentais na história e na formação do bairro. Concebido e realizado por mulheres, o espetáculo é uma homenagem para todas – avós, mães, tias, irmãs, primas, vizinhas e amigas.

“Se não contarmos nossa própria história, vem alguém e conta tudo errado. Deixa, então, com a gente que nasceu e cresceu aqui – do extremo da zona leste, produzindo vários saberes”, comenta a atriz Luara Iracema.

A proposta do projeto é mergulhar nas histórias e vivências, evocando as ancestralidades sagradas e celebrando o poder feminino. Por meio de gestos, música, canto e narrativas, traz à tona milênios de existência, cruzando a força ancestral de Orixás femininas com a construção histórica de Cidade Tiradentes por mulheres negras.

A apresentação abre os caminhos da Mostra das Ditas, que abrange uma série de eventos para o compartilhamento do trabalho e da pesquisa do Coletivo Filhas da Dita, por meio de exibição de repertório, trocas e práticas em diálogo com o território do projeto, trazendo figuras importantíssimas como a Dra. Leda Maria Martins, Salloma Salomão e Hilton Cobra. Entre os objetivos está a contribuição para a garantia do direito à cultura para pessoas moradoras de Cidade Tiradentes – que completa 40 anos de existência em 2024. Projeto é realizado com apoio da 8ª edição do Fomento à Periferia.

“A Lei de Fomento às Periferias é fruto de uma mobilização popular organizada para democratizar o acesso, o recurso e fazer o dinheiro de fato chegar nas pontas, nas bordas, chegar nas mãos de quem produz a cultura periférica da Cidade de São Paulo”.

Em “Canto das Ditas”, a música desempenha um papel fundamental na encenação, representando a voz e o canto dessas mulheres em um cenário que oscila entre o ritual e o urbano contemporâneo. Além de celebrar o passado, busca fortalecer o presente e, ainda, vislumbrar o futuro. Por meio de elementos e saberes ancestrais, propõe uma reflexão sobre o papel da mulher nas periferias e sua capacidade de resiliência e transformação.

Para as integrantes do grupo Filhas da Dita, responsáveis pela produção do espetáculo, ocupar os palcos dos equipamentos públicos de Cidade Tiradentes é uma forma de reivindicar o acesso à cultura e às artes para a população local.

“Esse projeto é sobre resgate, autoestima e empoderamento de nós mesmas e da nossa trajetória. Pra gente que não é norma é difícil se sentir bonita, inteligente e cheia de babado para compartilhar. São 17 anos de gente preta, travesti, indigena e LGBT que insiste em fazer cultura na e para a quebrada”, finaliza a atriz Lua Lucas.

SERVIÇO

“Canto das Ditas – Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes” Data: 25 de maio de 2024

Horário: 19h

Local: CEU Inácio Monteiro (Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n)

Entrada gratuita

Direção e Dramaturgia: Antonia Mattos

Produção: Angelus Manuel

Elenco: Ellen ZL, Lua Lucas, Luara Iracema, Thábata Wbalojá, Cláudio Pavão

Direção musical: Jonathan Silva

Concepção de luz: Antonia Mattos e Fernando Alves

Técnica de Luz: Lu Silva Cenário e figurino: Eliseu Weide Contrarregra: Canafístula Social Media: Fel Lara

Comunicação: Assessoria Bianco

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Cultura

Sucesso em 2024, BiS SiGMA já tem data confirmada para abril de 2025

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(Divlgacao_Eman Pulis, presidente do SiGMA Group; Carlos Cardama e Alessandro Valente, cofundadores do Brazilian iGaming Summit)

O maior evento iGaming e Apostas Esportivas da América Latina será realizado no mês de abril em 2025

O próximo BiS SiGMA está confirmado para o ano de 2025. Novamente no Expo Transamérica, nos dias 07, 08 e 09 de abril, a cidade de São Paulo será palco desse show que, mais uma vez, mostra ao público o crescimento exponencial que o setor vem passando.

E para 2025, o BiS SiGMA terá um espaço ainda maior para receber os expositores e o público, passando de 19 mil m² para 30 mil m², o que representa um aumento de cerca de 60%.

A expectativa é que mais de 350 empresas sejam expositoras, dentre patrocinadores, operadores, provedores, desenvolvedores de jogos, empresas de afiliação, marketing e demais verticais.

“O evento desse ano foi um sucesso. Houve muita troca de ideias sobre o futuro do mercado, regulamentação e o que ela pode trazer para esse segmento. Para 2025, já temos uma área maior para trazer ainda mais conteúdo, ações e empresas que acreditam nesse evento”, explica o cofundador da BiS, Alessandro Valente.

Com cerca de 14 mil pessoas, evento de 2024 bate recorde de público

De acordo com dados recentes, o Brasil ocupa a terceira colocação mundial quando falamos sobre apostas online. Por isso, o interesse de grupos de outras nacionalidades em entrar ou intensificar suas operações no território nacional é imenso, comprovado na última edição.

Afinal, o BiS SiGMA Américas recebeu expositores de 60 países diferentes com mais de 35 idiomas falados nos corredores do evento, ao longo dos dois dias. Sendo assim, todos os painéis e palestras com figuras renomadas internacionalmente contaram com a opção de tradução simultânea.

Carlos Cardama, um dos idealizadores do evento, destaca a importância dos painéis realizados, abrangendo aspectos de educação, networking, marketing e entretenimento: “Esse é o melhor evento do segmento na América Latina e pudemos oferecer palestras com muito conteúdo do mercado. É um orgulho interagir com tantas pessoas de diferentes idiomas e culturas sob um mesmo teto”.

Para o próximo ano, o BiS SiGMA 2025 promete vir ainda mais “forte”, trazendo uma experiência imperdível para todos os entusiastas e profissionais da área. Com uma programação repleta de palestras inspiradoras, painéis enriquecedores e inúmeras oportunidades de networking, o maior evento da América Latina proporcionará insights valiosos e momentos memoráveis.

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