Conecte-se Conosco

Gastronomia

Isabela sugere três opções de massa para o fim de semana

Publicado

em

Vivencie a gastronomia italiana sem sair de casa

A primeira sugestão é o cremoso Parafuso ao Carbonara de Ervas, finalizado com queijo parmesão ralado. A outra sugestão é o Ninho com Salmão Al Limone, que se destaca pelo molho cítrico e é finalizado com folhas de dill. Para os amantes de massa com molho vermelho, prepare o Espaguete com Molho de Tomate Assado e Mini Almôndegas, feito com molho de tomate fresco e finalizado com folhas de manjericão.

Para aprender a fazer, confira as receitas abaixo:

Parafuso ao Carbonara de Ervas

Ingredientes:

Molho

1 colher (sopa) de azeite

1 cebola pequena picada

1 dente de alho picado

5 gemas

500 ml de creme de leite fresco

1 xícara (chá) de ervas frescas picadas (salsa, manjericão e tomilho)

sal a gosto

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Massa

1 colher (sopa) de sal

1 embalagem de Parafuso com Ovos Isabela (500 g)

Modo de Preparo:

Molho

– Aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Aos poucos, junte as gemas ligeiramente batidas com o creme de leite e cozinhe, sem parar de mexer, por 1 minuto. Tempere com o sal, adicione as ervas, mexa e desligue o fogo. Reserve.

Massa

– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente ao molho e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho.

– Polvilhe o parmesão e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Ninho com Salmão Al Limone

Ingredientes:

Salmão

600 g de filé de salmão com pele

sal e pimenta-do-reino preta, moída na hora, a gosto

1 colher (sopa) de azeite

Molho Al Limone

3 colheres (sopa) de azeite

1 cebola pequena ralada

1 litro de creme de leite fresco

sal a gosto

raspas e suco de 2 limões Sicilianos

Massa

1 embalagem de Ninho Largo Com Ovos Isabela (500 g)

1 colher (sopa) de sal

Para finalizar

5 galhos de dill fresco

Modo de Preparo:

Salmão

– Tempere o salmão com o sal e a pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira, regue com o azeite e grelhe o salmão, virando-o dos 2 lados para que doure por igual. Retire do fogo, despreze a pele e, sobre uma tábua ou prato, faça lascas com um garfo. Reserve.

Molho

– Em uma panela média aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o creme de leite e deixe ferver em fogo baixo para engrossar um pouco. Tempere com o sal, junte as raspas e o suco dos limões. Misture bem, tampe a panela e reserve. 

Massa

– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e acrescente ao molho. Junte as lascas de salmão e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho. Finalize com o dill e sirva em seguida.

Dica do chefe: Caso não encontre o limão Siciliano, substitua pelo limão Tahiti.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 50 minutos

Espaguete com Molho de Tomate Assado e Mini Almôndegas

Ingredientes

1 pacote de Espaguete com Ovos Isabela (500 g)

Para o molho

6 Tomates grandes cortados em pedaços

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de mel

Sal e Pimenta a gosto

Cebola picada

Para as Mini Almôndegas

200 g de patinho moído

200 g de bacon moído

Pimenta a gosto

Modo de Preparo

  • Coloque os tomates cortados em uma assadeira, em seguida tempere-os com o azeite, o vinagre balsâmico, o mel, a cebola, o sal e a pimenta. Deixe assar por 20 minutos.
  • Retire os tomates do forno, coloque-os em um recipiente e, com a ajuda de um mixer, bata até que fique em textura ideal para o molho.
  • Em outro recipiente, coloque o patinho moído, o bacon e a pimenta. Misture.
  • Depois que tudo estiver bem incorporado, faça bolinhas e coloque em uma frigideira com um pouco de óleo quente. Reserve.
  • Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
  • Junte o macarrão ao molho de tomate e as almôndegas. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 50 minutos

 

Sobre Isabela

Líder em vendas em Biscoitos na Região Sul do Brasil, de acordo com a Nielsen (Jan/Fev 2023), a marca Isabela, que pertence ao portfólio da M. Dias Branco, atua no mercado há mais de 60 anos. A marca é Top of Mind de massas e biscoitos há mais de 30 anos consecutivos, segundo a Revista Amanhã (RS) e foi contemplada como a marca preferida e mais lembrada na categoria Biscoitos do Prêmio Marcas de Quem Decide em 2023, segundo o Jornal do Comércio. Com o slogan “Tem Isabela, tem história pra contar.”, possui mais de 90 produtos em seu portfólio, entre eles as crocantes e fresquinhas Torradas e o biscoito sabor Leite, um ícone da marca. Há ainda as farinhas de trigo, que atendem consumidores e transformadores. As farinhas Isabela têm alta performance e são ideais para o preparo de bolos, pizzas, pastéis, massas frescas, entre outros pratos. As massas Isabela também se destacam com textura ideal e variedade de opções entre sêmola, com ovos e instantâneo.

Para mais informações sobre Isabela, acesse: www.isabela.com.br

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br

Continue lendo

Gastronomia

Vicoboim divulga novo cardápio executivo

Publicado

em

De

Restaurante Vicoboim renova cardápio executivo com preço fixo de R$65 para entrada, prato principal e sobremesa

O restaurante Vicoboim a cada 30 dias renova o seu cardápio executivo que atualmente tem o preço fixo de R$ 65 para o consumo de entrada, prato principal e sobremesa. O estabelecimento fica localizado em Higienópolis, São Paulo, próximo a praça Vilaboim.

Os clientes têm de opções de entrada executiva que são: Insalata Di Tonno que é um Mix de folhas com atum, croûtons e parmesão, e Bruschetta Caprese, que é um pão italiano, tomate, mussarela e manjericão.

Como prato executivo as opções são: Pollo Alla Parmigiana Filet que é um frango empanado com molho de tomates e queijo acompanhado de fettuccine na manteiga; Gnocchi Alla Bolognese um nhoque de batata ao molho de tomates e carne e Risoto Al Pesce que é um risoto com cubos de peixe e leite de coco.

Como sobremesa os clientes podem escolher entre o Cannoli de Dulce de Leche que é um canole recheado de doce de leite ou a Torta Al Cioccolato uma torta de chocolate com calda quente.

O Vicoboim funciona de terça-feira a sábado em dois turnos das 12h às 17h e das 18h às 23h e aos domingos das 12h às 16h.

Sobre o Vicoboim

O restaurante Vicoboim existe desde 2019 e foi criado com intuito de transportar os moradores do bairro Higienópolis para a Itália através de uma verdadeira experiência gastronômica. Aliás, ele pode ser visitado em São Paulo, na Praça Vilaboim, altura do número 77. Em sua culinária, possui pratos italianos com um toque de modernidade e até utilizando ingredientes brasileiros. Tanto seu design interno quanto externo foram formulados para passar a sensação de acolhimento e bem-estar para os seus clientes. Seu funcionamento é de terça-feira a sábado em dois turnos das 12h às 17h e das 18h às 23h e aos domingos das 12h às 16h. E está presente online no Instagram: @restaurante_vicoboim. Vale a pena conferir!

Continue lendo

Gastronomia

Descoberta Revela Origem Milenar do Cupuaçu e sua Riqueza na Gastronomia Brasileira

Publicado

em

De

Uma recente descoberta científica, liderada por pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), lançou luz sobre a verdadeira origem do cupuaçu, fruto emblemático da região amazônica. Os estudos revelaram que essa fruta, amplamente consumida em todo o Brasil, não é apenas um presente natural da floresta, mas sim o resultado de um longo e cuidadoso processo de domesticação realizado pelos indígenas há milênios.

 

Antes dessas análises genéticas, acreditava-se que o cupuaçu ocorria de forma espontânea na natureza. No entanto, sua distribuição peculiar, sempre próxima aos centros populacionais, sugeriu uma intervenção humana. Ao sequenciar o DNA do cupuaçu e compará-lo com o de seu parente próximo, o cupuí, os pesquisadores descobriram uma conexão surpreendente, revelando que o cupuaçu é na verdade, uma variação domesticada do cupuí.

 

Esse estudo não apenas lança nova luz sobre a história natural do cupuaçu, mas também ressalta o profundo conhecimento e manejo de terras demonstrados pelos antigos habitantes da região amazônica. Por milênios, os indígenas viveram em estreita harmonia com a natureza, selecionando cuidadosamente os frutos com as características desejadas para criar novas gerações de cupuís.

 

Essa herança ancestral se reflete não apenas na botânica, mas também na culinária brasileira. Chefes como Pedro Amaral, proprietário do restaurante Namazônia em São Paulo, honram essa tradição ao incorporar o cupuaçu em suas criações gastronômicas. Um prato especialmente destacado é o creme de cupuaçu com farofa de castanha do Pará, uma combinação que exalta o sabor diferenciado do cupuaçu, e também a riqueza e diversidade da Amazônia.

 

O chef Pedro ensina a receita do creme de cupuaçu com farofa de castanha do Pará, uma das mais pedidas em seu restaurante, confira:

 

600g de polpa de cupuaçu

 

400g de creme de leite

 

395g de leite condensado

 

200g de castanha do Pará ralada

 

1 pacote de Biscoito de champanhe

 

500ml de leite

 

Adicione leite condensado e creme de leite ao fundo do liquidificador, em seguida adicione a polpa de cupuaçu. Bata tudo até ficar uma mistura homogênea

 

Em uma travessa de vidro, faça uma camada com o creme de cupuaçu. Molhe os biscoitos no leite e em seguida faça uma camada sobre o creme de cupuaçu. Cubra os biscoitos com a parte restante do creme de cupuaçu

 

Finalize com a castanha do Pará ralada.

 

Cubra com filme PVC e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

 

@namazoniaoficial

 

Imagem: canva

Continue lendo

Gastronomia

Dia do Whisky: expert do restaurante Vicoboim ensina como apreciar a bebida

Publicado

em

De

No terceiro sábado do mês de maio é celebrado o Dia Internacional do Whisky. Saiba tudo sobre o drink

Os amantes de whisky celebram neste sábado (18 de maio), o dia desta bebida que harmoniza muito bem nas mais variadas ocasiões. Aliás, é o drink que tem uma longa e respeitável história como um dos destilados mais prestigiados do mundo. O nome Whisky vem do gaélico, Uisce na Beatha, que significa “A Água da Vida”.

Pensando nisso, o restaurante Vicoboim, especializado em culinária italiana e drinks, através do seu gerente e especialista no assunto Everton Ferreira, fala sobre curiosidades em torno da bebida e como harmonizar com drinks e alimentos. Veja a seguir:

Principais Whiskys

De acordo com Everton, o whisky mais consumido no Brasil é o Johnnie Walker Red Label. Outros favoritos são: JOHNNIE WALKER Double Black; JOHNNIE WALKER Black Label; Jack Daniels; Singleton 12; Old Parr 12; Buchanan’s; Jameson.

Melhores combinações com a bebida

As combinações mais clássicas, e que caem bem com quase todos os tipos de whiskies, são com chocolate, queijos suaves, castanhas, amendoim, salmão e frutos do mar. “E talvez não exista bebida que combine melhor com chocolate que whisky. Nesse caso, whiskies leves e frutados são mais apropriados”, revela o especialista da casa.

Copos ideais para consumir o Whisky

Everton conta que existem diversos tipos de copos perfeitos para whisky: baixo, alto, feito de vidro ou de cristal. “Use o que achar mais apropriado para o momento ou ocasião que estiver comemorando”, orienta.

Melhores Whiskys para iniciantes

Os mais indicados para os iniciantes são os clássicos. “Comece como Scotchs Jameson’s, Johnnie Walker, Chivas Regal 12 anos, o Tennessee Jack Daniel’s, e o Bourbon Wild Turkey”, recomenda.

A dica para quem estiver começando a degustar Whiskys é ir apreciando aos poucos a bebida. “Tome um gole devagar e deixe a bebida na boca por alguns segundos antes de engolir. Você irá notar novos sabores: alguns similares aos sentidos na aromatização e outros completamente diferentes. Depois do primeiro gole, espere alguns minutos e prove a bebida novamente, realizando o mesmo processo”, ensina Ferreira.

Sobre o Vicoboim

O restaurante Vicoboim existe desde 2019 e foi criado com intuito de transportar os moradores do bairro Higienópolis para a Itália através de uma verdadeira experiência gastronômica. Aliás, ele pode ser visitado em São Paulo, na Praça Vilaboim, altura do número 77. Em sua culinária, possui pratos italianos com um toque de modernidade e até utilizando ingredientes brasileiros. Tanto seu design interno quanto externo foram formulados para passar a sensação de acolhimento e bem-estar para os seus clientes. Seu funcionamento é de terça-feira a sábado em dois turnos das 12h às 17h e das 18h às 23h e aos domingos das 12h às 16h. E está presente online no Instagram: @restaurante_vicoboim. Vale a pena conferir!

Continue lendo
Propaganda

Destaque