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Ciência

Produção brasileira de peixes de cultivo cresce 2,3% em 2022

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A produção brasileira de peixes de culti­vo chegou a 860.355 toneladas, em 2022, conforme o levanta­mento exclusivo realizado pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Esse número representa aumento de 2,3% sobre as 841.005 toneladas produzidas em 2021.

Desde que a Peixe BR oficializou essas estatísticas, em 2014, a evolução da produção de peixes de cultivo já chegou a 48,6%. É um acréscimo de 281.555 toneladas em nove anos. E essa multiplicação não tem milagres.

Todo esse avanço é resultado do aprimoramento constante de toda a cadeia produtiva e da intensa dedicação da Peixe BR para esti­mular, por todo o País, não só o cultivo sustentável – do ponto de vista econômico, ambiental e social – dessa proteína, como o consumo.

A tilápia continua a ser o peixe mais cultivado na pis­cicultura brasileira. No ano passado, foram produzi­das 550.060 toneladas, volume que representa 63,93% da produção nacional e aumento de 3% sobre as 534.005 toneladas de 2021. A jul­gar pelas demandas interna e global, a tendência é a expansão continuar, e até se intensificar, nos próximos anos.

O Brasil é hoje o quarto maior produtor mundial de tilápia, posição que pode mudar em breve. “Acreditamos que nos pró­ximos três ou quatro anos devemos estar próximos do terceiro lugar nesse ranking”, afirmou o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros.

Retomada da produção de peixes nativos é outra boa notícia para a atividade

A produção de peixes nativos retomou a rota de cresci­mento. No ano passado, o volume chegou a 267.060 toneladas, o que representa avanço de 1,8% sobre as 262.370 toneladas registradas em 2021. Um dos fatores responsá­veis por esse aumento é a inserção desses peixes em mais projetos que visam ampliar as opções da piscicultura brasileira. A partici­pação dos nativos na produção total do Brasil foi de 31,04%.

A maior parte da criação das espécies nativas está na Região Norte (53,7%), que produziu 143.500 toneladas em 2022. Na comparação com o ano anterior, o desempenho ficou praticamente estável, com redução de 0,2%. A Região Nordeste somou 56.580 toneladas e registrou crescimento de 5,4% na relação ano contra ano. Comple­tando a concentração da produção de nativos está a Região Sudeste, com 49.100 toneladas e redução de 0,3% entre 2022 e 2021.

“O último trimestre de 2022, período de início das compras de ale­vinos para a safra de 2023, foi um pouco mais fraco em relação ao ano anterior, principalmente devido ao baixo preço pago ao produtor. Po­rém, uma boa Semana Santa em 2023 pode reverter esse quadro de baixa procura e retomar as compra”, explica Francisco Medeiros.

Ciência

A segunda temporada da série “Amazônia, Arqueologia da Floresta”, dirigida por Tatiana Toffoli,  estreia em todo o Brasil no SescTV no dia 11 de setembro

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A segunda temporada da série “Amazônia, Arqueologia da Floresta”, dirigida por Tatiana Toffoli,  estreia em todo o Brasil no SescTV no dia 11 de setembro. Dividida em quatro episódios, a segunda temporada da série mostra uma equipe de arqueólogos, coordenada pelo pesquisador Eduardo Góes Neves, em processo de escavação no sítio de Teotônio, em Rondônia, na  Amazônia.

 

Produzida pela Elástica Filmes, a série tenta identificar indícios de antigas ocupações indígenas. Em pedaços de cerâmica, sementes carbonizadas e resíduos microscópicos de amido, ressurge a vida de povos que habitaram o território por milênios,  em contraste com as atuais formas de ocupação da Amazônia, marcadas pela destruição.

 

O sítio Teotônio foi ocupado por pelo menos sete povos indígenas diferentes ao longo de milhares de anos. Ali foram encontrados os registros mais antigos de terra preta na Amazônia, talvez a melhor evidência de que os povos indígenas modificaram a natureza. Sua localização privilegiada, próximo à cachoeira do Teotônio, no rio Madeira, atraiu  diferentes povos, provavelmente em busca da grande quantidade de peixes disponíveis.

 

Para a diretora da série, Tatiana Toffoli, um  destaque desta temporada é a presença do indigenista e ecólogo Daniel Cangussu, servidor da FUNAI na Frente de Proteção Etnoambiental Madeira-Purus. “Ele mostra artefatos dos Hi-Merimã, povo que vive em isolamento na região do alto rio Purus, em Lábrea, e faz uma analogia entre a arqueologia e a ciência mateira ao comparar os vestígios deixados por esses povos na floresta com os vestígios encontrados pelos arqueólogos nas escavações”, observa.

 

Ainda segundo a diretora, o que chama atenção nesta segunda  temporada de “Amazônia, Arqueologia da Floresta” é que, além de mostrar a descoberta de importantes vestígios arqueológicos no sítio de Teotônio, a série também revela um processo contínuo de destruição da floresta amazônica, que se aproxima de um ponto de não retorno.

 

Natural de Porto Alegre (RS), a diretora Tatiana Toffoli concebeu, produziu, dirigiu e montou os 4 episódios da primeira  temporada da série “Amazônia, Arqueologia da Floresta”.  Ela também dirigiu e montou “Juruá”, que integra o longa-metragem “Pessoas Contar Para Viver” – Prêmio de Melhor filme na categoria Pensamento do Festival e Prêmio Curta! em 2023 (2019 – 43ª Mostra); “Baré, Povo Do Rio” (2015 – Melhor Realização Artística do TELAS); “Louceiras” (2013 – Menção Honrosa no 14ºFICA); “Chapa” (2009 – Prêmio no Con-can  Movie Festival Japão). Montou “Chico Rei Entre Nós” (Prêmio de Público de Melhor documentário brasileiro e Menção Honrosa na 44º Mostra Internacional de Cinema), “Dona Helena” (2006 – Melhor documentário no Tudo Sobre Mulheres) e “Do Pó da Terra” (2016). Nos anos 90, foi produtora do MTV no Ar e dirigiu as séries Mochilão MTV e Expedição Caiçara (TV CULTURA).

 

Eduardo Neves é Professor Titular de Arqueologia e Diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, Brasil. É especialista em arqueologia da Bacia Amazônica. Escreveu os livros “Arqueologia da Amazônia” (2006) e “Sob os Tempos do Equinócio: 8.000 anos de História na Amazônia Central” (2022) e co-editou, com Colin McEwan e Cristiana Barreto, “Amazônia Desconhecida: cultura em natureza no Brasil antigo” (2001). Foi professor visitante em diversas universidades da América Latina, Europa e EUA.

 

Episódios 

Episódio 1 – Terra Preta | Teaser: AQUI

A equipe de arqueólogos coordenada por Eduardo Neves retorna ao sítio Teotônio, próximo à Porto Velho (RO). Neste lugar, foram encontrados vestígios de terra preta com idade  de 5.500 anos. Trata-se da terra preta mais antiga encontrada na Amazônia, um registro deixado pelas populações sedentárias que viviam ali. As cerâmicas escavadas no sítio sugerem grande  diversidade cultural com, pelo menos, sete diferentes povos indígenas ao longo dos milênios.

 

Episódio 2 – O Construtor de Ruínas | Teaser: AQUI

A equipe, sempre com o olhar atento da câmera da diretora Tatiana Toffoli, descobre vestígios de cerâmicas polícromas que sugerem um local de consumo de alimentos por povos de origem tupi. Com a chegada dos portugueses começou a política de extermínio dos povos e exploração econômica da região.

 

Episódio 3 – Berço Tupi | Teaser: AQUI

Conforme as escavações avançam, aparecem evidências de manejo de diversas plantas, inclusive espécies exóticas, em áreas de terra preta profunda. A arqueóloga Laura Furquim e a antropóloga Karen Shiratori levam Eduardo Neves até à aldeia Marmelos, do povo Tenharin, cortada pela Transamazônica.

 

Episódio 4 – Viver na Floresta | teaser: AQUI

Pelo rio Marmelos, a equipe vai até a roça antiga do cacique João Sena para colher o milho da festa tradicional Tenharin, que lutam contra projetos econômicos que derrubam a  floresta e ameaçam seus parentes que optaram pelo isolamento no território. Os palioecólogos Paulo de Oliveira e Francis Mayle retiram tubos com camadas de sedimento do fundo dos lagos para entender a relação das plantas com as mudanças climáticas nas proximidades do sítio Teotônio.

 

 

SOBRE O SESCTV

O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o país. Distribuído gratuitamente para mais de 60 operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming em todo o Brasil, sua grade é composta por espetáculos, documentários, filmes, curtas e entrevistas que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano.

No acervo do canal, que passa dos 10.000 títulos, estão produções próprias e licenciamentos que são distribuídos ao longo da programação para criar uma experiência enriquecedora para o telespectador em todos os horários. Além da programação ao vivo, o site do SescTV oferece uma seleção de produções originais brasileiras e estrangeiras que podem ser assistidas na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro em sesctv.org.br.

SOBRE A ELÁSTICA FILMES

Elástica Filmes é uma produtora de filmes e séries para cinema e TV, focada em temas contemporâneos, ciências, povos, saúde e artes. Fundada em 2006 pelas irmãs gêmeas Dainara e Tatiana Toffoli, com a intenção de desenvolverem seus próprios projetos, a produtora estreou no Festival É Tudo Verdade com o documentário “Dona Helena”, de Dainara Toffoli, em coprodução com a M.Schmiedt Produções. O filme ganhou melhor documentário no Festival Tudo Sobre Mulheres, participou de diversos festivais nacionais e internacionais e vem sendo, desde então, veiculado em canais de tevê como GNT, Canal Brasil, TV Brasil e TV Cultura.

Ao longo de 18 anos, a Elástica produziu diversos médias-metragens documentais, e o longa de ficção Mar de Dentro, de Dainara Toffoli, em produção conjunta com a  Muiraquitã Filmes.

Produziu os documentários média-metragem “Louceiras” (Menção Honrosa no 14º FICA – Festival de Cinema Ambiental da Cidade de Goiás); “Baré, Povo do Rio” (Melhor Realização Artística no Telas – Festival Internacional de Televisão de São Paulo) e a série documental “Amazônia: Arqueologia da Floresta”, dirigidos por Tatiana Toffoli com realização  do SescTV.

 

Serviço:

SESSÃO ESPECIAL: EXIBIÇÃO DO PRIMEIRO EPISÓDIO DA 2° TEMPORADA DA SÉRIE AMAZÔNIA, ARQUEOLOGIA DA FLORESTA 

Dir.: Tatiana Toffoli | Indicação livre

Dia 06/09, sexta-feira, às 19h. Grátis.

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

CineSesc. Rua Augusta, 2075.

 

ESTREIA DA 2°TEMPORADA _ SÉRIE” AMAZÔNIA, ARQUEOLOGIA DA FLORESTA”, NO SESCTV 

Dia 11/09, quarta-feira, às 20h

Direção:Tatiana Toffoli

Produção: Elástica Filmes 

Realização: SescTV

Classificação Indicativa: Livre.

Reapresentações: quintas, 2h30 e 16h30; domingos, 9h e 18h; quartas, 6h e 10h

Disponível sob demanda no site a partir de 6/9

sesctv.org.br/amazonia

 

 

Para assistir o SescTV:
Consulte as operadoras e serviços de streaming sobre a disponibilidade do canal.
Assista online em sesctv.org.br
Nas redes sociais: @SescTV

 

Informações para imprensa 

Atti Comunicação e Produção 

Eliz Ferreira – (11) 99110- 2442 | eliz@atticomunicacao.com.br

Valéria Blanco – (11) 9 9105-0441 | atticomunicacao1@gmail.com

 

 

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Celebridades

1º FESTIVAL DE CINEMA DE XERÉM ANUNCIA OS FILMES SELECIONADOS.

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27 curtas-metragens de sete estados brasileiros concorrem ao Troféu Zeca Pagodinho

Evento acontece   08 a 11 de maio | Gratuito .

O Festival de Cinema de Xerém anuncia os selecionados de sua primeira edição, que acontece de 08 a 11 de maio, no Centro de Convenções John Wesley, em Xerém, Duque de Caxias (RJ). Ao todo, foram escolhidos 27 curtas-metragens de sete estados brasileiros (RJ, PR, SP, DF, BA, PE, ES), sendo 12 filmes dirigidos por mulheres.

 

As mostras competitivas Cinema Leva Eu, Fluminense e Baixada de Curtas, Nacional de Curtas, e Mostra Especial da Crítica, irão premiar com o Troféu Zeca Pagodinho as seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Atriz, Melhor Ator. Os filmes selecionados para as mostras concorrerão também na categoria Júri Popular e ao Prêmio Edna Fujii, este último dará ao vencedor um prêmio de  R$10 mil em locação de equipamentos.

 

Na Mostra Cinema Leva Eu foram selecionados 10 curtas produzidos por alunos formados pela Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV). São eles: 9 Horas em Deodoro, de Dorgo DJ, Carnaval Caos, de João Pedroza, Dandara, de Felipe Coelho, Fnm – A Vila de Operários, de Maria Carolina Gomes, Na Risca, de Mozá, Ninguém Via, de Gabriel Leal , Odisseia Fluminense, de Mateus Carvalho, Pé de Cabra, de Bruno Santiago, Quem Faz o Rio, de Victória Dias, Uma Questão de Ética, de Marcelo Ribeiro

 

A Mostra Fluminense e Baixada de Curtas traz quatro títulos que exploram temáticas sociais, pessoais e cômicas feitas por realizadores da Baixada Fluminense. Os selecionados são Caxiense F.C., de Marcos Faria, Elas Por Elas, de Renata Silva, Minha Vida É Uma Série, de Taisa Alves Santos, e Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli

 

Cinco filmes que abordam temas variados, como questões sociais, suspense e amizade foram selecionados na Mostra Nacional de Curtas. São eles:  Emerenciana, de Larissa Nepomuceno(PR), Firmina, de Izah Neiva (SP), Ligação Anônima, de Thiago Mendes (SP), a animação Quintal, de Mariana Netto (BA), e Lubrina, de Vinícius Fernandes Gonçalves, Leonardo Vaz Dias Hecht (DF).

 

Já a Mostra Especial da Crítica apresenta uma coleção de oito obras, enfocando uma variedade de temas sociais, culturais como Água Viva, de Gabriela Araujo, Deivison Bruno (RJ), Cartas Para Nossas Netas, de Julia Flor Duarte (RJ), Chamado, de Tulio Beat (PE), Como Matar Uma Boneca, de Alek Lean (RJ), Divina, de Flaviane Damasceno (RJ),  Emaranhadas, de Lara Sartório Gonçalves, Mariana Souza Costa (ES),  Rei Davi, de Misa Gonçalo (RJ), e Vermelho-oliva, de Nina Tedesco (RJ)

O festival contará também com uma programação diversificada, incluindo exibições de filmes dos homenageados desta edição, a atriz Regina Casé e o cineasta Hsu Chien, além de uma oficina, masterclasses e encontros com realizadores. Estas ações contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento do cenário audiovisual brasileiro, sobretudo para a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

 

Com a direção geral de Sérgio Assis, direção executiva de Emerson Rodrigues e direção de programação de Monica Trigo, o festival é uma realização da EBAV (Escola Brasileira de Audiovisual) em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho. Apoio da Naymovie, Rádio Serra Verde 98,7 FM e Telecine. Apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Duque de Caxias.

 

Serviço:

 

1º Festival de Cinema de Xerém

De 08 a 11 de maio

Local: Centro de Convenções John Wesley – Av. Venância, 17 – Xerém, Duque de Caxias – RJ| Gratuito

www.festivaldexerem.com.br

 

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Ciência

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a 2ª edição da mostra “Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema” A mostra acontece de 6 de abril a 5 de maio e traz 28 títulos, debates com especialistas e uma oficina gratuita.

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Com o intuito de investigar a maneira que a figura da bruxa foi construída ao longo da história do cinema, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a 2ª edição da mostra “Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema”. A nova edição do evento acontece entre os dias 6 de abril e 5 de maio e conta com 28 filmes, debates com especialistas e uma oficina gratuita. Os ingressos serão vendidos a preços populares.

Com curadoria de Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre, a programação passa por diferentes gêneros, entre ficção, documentário, experimental e performance de países, como Alemanha, França, México, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos, Brasil e outros. Os filmes estão agrupados em dois eixos temáticos:  “A bruxa através dos tempos: imagens clássicas” e “Bruxas contemporâneas: corpos indomáveis, saberes ancestrais”. O primeiro revisita o imaginário clássico das bruxas, enquanto o segundo apresenta reinvenções contemporâneas, com destaque para obras de cineastas mulheres e perspectivas feministas.

O primeiro eixo da programação conta com títulos como A Paixão de Joana D’arc (1928), um dos principais filmes do cinema mudo, e Casei-me com uma Feiticeira (1942), do renomado diretor René Clair, e A Bruxa (2015), que se destacou em várias premiações independentes. A intenção desse segmento é mostrar os tropos que formaram o arquétipo da bruxa no cinema. Por sua vez, o segundo eixo busca reunir filmes que expandem a ideia de mulheres mágicas e apresentam perspectivas críticas. Entre eles estão os longas Retrato de uma jovem em chamas (2019), vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes e Orlando, Minha Biografia Política, adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf. Durante as quatro semanas, haverá ainda sessões de filmes infantis, como o clássico Branca de Neve e os Sete Anões (1937), O serviço de entregas da Kiki (1989), e Malévola (2014).

Para as curadoras, uma das inspirações para a mostra é o trabalho de Silvia Federici, autora que se debruçou sobre as origens da histórica perseguição às mulheres. “Em suas obras, a escritora analisa como a caça às bruxas resultou na marginalização de mulheres que não se encaixavam nos padrões de feminilidade”, observam.

A Sessão de Abertura acontece no dia 06/04, às 16h, com a exibição de A Praga (2021), filme póstumo de José Mojica Marins, o lendário Zé do Caixão, um dos maiores nomes do horror brasileiro de todos os tempos. Este filme havia sido dado como perdido até que parte dos seus negativos foi localizada. A sessão do filme é acompanhada do curta-documentário A última praga de Mojica, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira, que esmiúça os processos de criação do último longa de Mojica, e de um debate após a sessão, com a crítica Júlia Noá e com mediação da curadora Carla Italiano.

Durante o evento também serão realizados mais dois debates e uma oficina gratuita, todos presenciais. No dia 18/04, haverá a mesa redonda “Reencantando o mundo”, conduzida por Glênis Cardoso, Sophia Pinheiro e Mariana Queen Nwabasili, com mediação de Juliana Gusman, e no dia 25/04, a curadora Tatiana Mitre falará sobre os filmes A Fada do Repolho, de Alice Guy(1896/1900) e  Branca de Neve e os Sete Anões (1937).

Já a oficina, intitulada “Perambulando nas sombras encantadoras: segredos da bruxaria no cinema de horror contemporâneo”, será ministrada pela estudiosa Laura Cánepa e acontecerá em 20/04 (sábado), às 14h. As inscrições devem ser realizadas previamente em bb.com.br/cultura.

 

ONLINE PARA TODO BRASIL

 

A 2ª edição da mostra “Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema” também contará com uma programação online, disponível para todo Brasil, de 26 de abril a 05 de maio, com os filmes Rami Rami Kirani, de Lira Mawapai HuniKuin e Luciana Tira HuniKuin (2024) e Para sempre condenadas, de Su Friedrich (1987), disponível gratuitamente no site www.mulheresmagicas.com.

 

A primeira edição da mostra foi realizada no ano de 2022, em formato híbrido, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa contou com debates temáticos gratuitos e quatro sessões comentadas, todas disponíveis no Youtube (Canal Mostra Mulheres Mágicas).

Ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o compromisso de ampliar a conexão do brasileiro com a cultura e com a promoção do acesso à produção cinematográfica nacional e internacional.

SERVIÇO

Mostra “Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema”

 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

 

Período: 6 de abril a 5 de maio DE 2024

 

Ingressos: R$10 inteira / R$5 meia, disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP

 

Classificação indicativa: de Livre a 16 anos (consultar programação)

 

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP

 

Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras

 

Informações: (11) 4297-0600

 

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque  nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República.  Das 12h às 21h.

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

 

bb.com.br/cultura

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E-mail: ccbbsp@bb.com.br

SITE E REDES DA MOSTRA

www.mulheresmágicas.com

Canal Youtube Mostra Mulheres Mágicas: https://www.youtube.com/channel/UCLyLzFaBcGSLHC-p8FAV1rg

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