Conecte-se Conosco

Ciência

Verminoses podem causar perdas de até 4 bilhões de litros de leite por ano, afirma especialista

Publicado

em

Perda de peso, problemas de fertilidade e redução na produção são alguns dos efeitos negativos provocados pelas verminoses à pecuária leiteira. “Esses parasitas afetam a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva, com potencial para representar perdas de 4 bilhões de litros de leite por ano”, alerta o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para Animais de Produção da Pearson Saúde Animal.

Vechiato informa que as verminoses são causadas por várias espécies de parasitas, uns mais patogênicos do que outros, e causam podem provocar até 20% de redução da produção de leite, além de comprometer o desenvolvimento dos animais jovens. “Estima-se que bovinos com vermes apresentam perda de até 40 kg de peso vivo por ano”.

Entre os principais sintomas das verminoses estão diarreias, anemia, perda de apetite e pelos secos e arrepiados. “O prejuízo não é somente de produção, mas também de reprodução. Em razão das condições corporais deficientes, muitas fêmeas podem não entrar no cio no momento esperado. Sem a prenhez, não há crias e, portanto, há perda dupla: dos animais de reposição e do leite na lactação das vacas”, reforça Thales Vechiato.

A ciência tem ajudado os produtores de leite a combater parasitas, como as verminoses. “Os endectocidas do grupo das avermectinas têm se mostrado eficazes para combater as verminoses instaladas nos animais”, explica o médico-veterinário da Pearson.

Além do tratamento, Thales Vechiato recomenda o controle estratégico contra parasitas na propriedade. “O controle envolve a vermifugação dos bovinos em quatro períodos – no início e no meio da estação seca, no início das águas e no meio da estação chuvosa. Esta é a forma mais eficiente de ‘atacar’ os parasitas, especialmente quando eles já estão no organismo dos animais, que é a época menos propícia para sua sobrevivência nas pastagens, ou seja, durante a estação seca. Agindo assim, diminuímos a postura de ovos e larvas, controlando a população de novas larvas nas pastagens, no início das chuvas”.

Além da eficácia, o controle estratégico tem outras vantagens, como economia de tempo e de mão de obra, redução do uso de produtos anti-helmínticos e, consequentemente, redução de custos de produção.

Para maior eficiência da vermifugação, a Pearson Saúde Animal coloca à disposição dos produtores o Genesis Iver Pour-on. “Este vermífugo é indicado para o controle e o tratamento de vermes, bernes, piolho e ácaros, além de auxiliar no controle de carrapatos e moscas e proporcionar manejo mais prático, com o dobro de rendimento. Devido ao baixo período de carência, o produto também pode ser usado no período de terminação e tem descarte zero para leite”, afirma Thales Vechiato.

Escrito por: Texto Assessoria

Ciência

Sustentabilidade na Saúde: como a tecnologia transforma Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Publicado

em

De

A redução de custos sem perdas operacionais através de soluções digitais será destaque no 17º Seminário Femipa, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de março no Paraná

As Santas Casas e os hospitais filantrópicos enfrentam inúmeros desafios operacionais, especialmente devido à sua missão de oferecer atendimento de qualidade a todos. Esses desafios serão tema de debate no 17º Seminário Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná), que acontece entre os dias 25 e 27 de março na Associação Médica do Paraná. Diante desse cenário, a adoção de tecnologias tem se mostrado uma grande aliada na busca por um futuro mais sustentável e equilibrado.

De acordo com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), mais de 500 instituições fecharam suas portas nos últimos cinco anos, e o déficit do setor já chega a impressionantes R$ 10,9 bilhões. Essas instituições são responsáveis pela manutenção de 169 mil leitos hospitalares e 26 mil leitos de UTI, o que torna ainda mais preocupante o impacto da crise na continuidade dos tratamentos.

Neste contexto, a tecnologia surge como uma aliada poderosa para enfrentar esses desafios. Soluções de gestão hospitalar, como sistemas integrados de informação, podem otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência operacional. Ferramentas de telemedicina e prontuários eletrônicos também contribuem para um atendimento mais ágil e eficaz, além de possibilitar um melhor controle dos custos.

Empresas como a MV, multinacional que impulsiona a transformação digital no setor da saúde, estão de olho no futuro para permitir que essas instituições continuem a cumprir sua missão de cuidar da saúde da população.

“Sabemos dos desafios que o setor enfrenta, principalmente no aspecto de recursos financeiros. E, para isso, a MV está atuando em diversas frentes, reduzindo glosas, perdas de medicamentos e demais custos operacionais que inclusive impactam na jornada do paciente. Precisamos realizar esse movimento para garantir o futuro das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e o atendimento massivo e de qualidade para a população”, diz Jeferson Sadocci, Diretor Corporativo de Mercado e Cliente da MV.

Tanto a MV quanto o Ecossistema liderado por ela têm desempenhado um papel fundamental na otimização de custos e na potencialização de receitas em Santas Casas e hospitais filantrópicos. Ao implementar soluções integradas de gestão, essas instituições têm aprimorado seus processos internos, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência operacional.

Com a adoção das soluções do Ecossistema MV, instituições do setor passaram a operar de forma integrada, otimizando processos e evitando retrabalhos, além de realizar faturamento online e reduzir o tempo do ciclo de compras, resultando em informações mais confiáveis para tomadas de decisão.

 

Presença no 17º Seminário Femipa

 

O tema será destaque durante o 17º Seminário Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná), que acontece entre os dias 25 e 27 de março na Associação Médica do Paraná. A MV marca presença no evento, levando uma série de inovações que prometem transformar o setor. Além da participação no seminário, a empresa contará com um estande durante os dias de evento.

Entre os destaques, a multinacional apresentará soluções voltadas para a transformação digital no setor, incluindo a gestão hospitalar através de softwares reconhecidos internacionalmente e que lideram o segmento na América Latina.

Serviço

Data: 25 a 27 de março de 2025
Horário: 8h30 às 18h
Local: Associação Médica do Paraná

Saiba mais em: www.mv.com.br

Sobre a MV

Com o propósito de empoderar a sociedade no cuidado da saúde, a MV é uma multinacional que impulsiona a transformação digital no setor da saúde. Líder no mercado da América Latina, a companhia desenvolve há 37 anos, softwares inovadores para facilitar a gestão de hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de diagnóstico e redes de atendimento público. À frente de um ecossistema robusto de empresas e soluções, a MV atende diretamente mais de quatro mil clientes usuários, assegurando eficiência, agilidade, precisão e segurança nos serviços de saúde.

Descubra mais em www.mv.com.br.

 

Continue lendo

Ciência

Cinemateca Brasileira recebe, entre 20 e 23 março, a Retrospectiva José Rubens Siqueira| Programação Gratuita.

Publicado

em

De

14 filmes restaurados e digitalizados, inéditos ao público, entre eles o primeiro de filme de Sônia Braga e clássico protagonizado por José Wilker.

 

A Cinemateca Brasileira apresenta, entre os dias 20 e 23 de março, a Retrospectiva José Rubens Siqueira, uma homenagem ao cineasta paulista falecido no último dia 17 de fevereiro. A mostra exibe quase a totalidade de sua filmografia, inédita há décadas e praticamente desconhecida pelo público.

Nascido em Sorocaba, em 1945, José Rubens Siqueira, ou Zé Rubens, como era conhecido, é mais lembrado por sua carreira no teatro. Dramaturgo, diretor, ator, cenógrafo, figurinista, ele foi responsável pela montagem de algumas peças que marcaram a história do teatro paulista nas décadas de 1980 e 1990. Ou mesmo por sua atuação como tradutor, que atravessa mais de 200 livros, oferecendo aos leitores brasileiros autores como Salman Rushdie, J.M. Coetzee, Toni Morrison, Pedro Juan Gutiérrez, entre muitos outros.

O que poucos sabem é que Zé Rubens teve também uma inventiva carreira cinematográfica ao longo das décadas de 1960 e 1970, assinando a direção de 18 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens que foram exibidos e premiados em grandes festivais, como o de Gramado, Brasília, Tehran e Berlim.

Entre os filmes exibidos destacam-se: “Atenção: Perigo” (1967), a primeira incursão de Sônia Braga no cinema; “Amor e Medo” (1974), longa-metragem protagonizado por Irene Stefânia e José Wilker, exaltado por críticos como José Carlos Avellar, Jairo Ferreira e Carlos Reichenbach; e “Clepsuzana” (1969), fotografado por Jorge Bodanzky e que integra o filme coletivo “Em cada coração um punhal”, hoje um clássico do cinema marginal paulista.

            Após um período de exílio em Londres com o acirramento da Ditadura Militar, Zé Rubens, exímio desenhista, retorna ao Brasil e realiza uma série de curtas-metragens de animação que marcaram o desenvolvimento do gênero no país, exibidos à época no emblemático programa da TV Cultura “Lanterna Mágica”. Destacam-se o premiado “Pequena História do Mundo” (1974); exibido em festivais no Irã e na União Soviética; “Hamlet” (1975), eleito pela ABRACCINE como um dos 100 melhores filmes de animação brasileiros de todos os tempos; e “Sonho de Glória” (1975), filme encomendado por Elis Regina para a turnê do icônico espetáculo “Falso Brilhante”, que era projetado atrás da cantora durante os shows.

A mostra conta ainda com um debate com Fernando Severo, cineasta e amigo de longa data de Zé Rubens, que idealizou o projeto de restauro e digitalização de sua obra há mais de 20 anos, e mediação de Matheus Rufino, produtor da Mostra. A iniciativa finalmente tornou-se realidade no início de 2024 através do financiamento do Ministério da Cultura via Lei Paulo Gustavo, a partir de um edital da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O processo foi supervisionado pelo próprio Zé Rubens e realizado pelos laboratórios da Cinemateca Brasileira e da Link Digital.

As novas cópias digitais elaboradas especialmente para a Retrospectiva José Rubens Siqueira garantem não apenas a preservação, mas a redescoberta de um um artista multifacetado cuja filmografia, agora resgatada, se posiciona como peça fundamental da história do cinema brasileiro.

No dia 20 de março, às 18h30, a Cinemateca Brasileira recepciona o público com um coquetel para marcar a abertura da mostra e celebrar a vida e obra de Zé Rubens.

 

 

José Rubens Siqueira dirigindo Sônia Braga em  “Atenção: Perigo” (1967)

acervo pessoal

 

Serviço

Retrospectiva José Rubens Siqueira

Local: Cinemateca Brasileira | Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

Data: 20 a 23 de março de 2025

Entrada: Gratuita | os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão

Assessoria de imprensa: Atti Comunicação

 

 

 

Continue lendo

Ciência

Aurélio Alfieri é finalista no Prêmio iBest.

Publicado

em

De

Professor de educação física, que tem aluna de 102 anos, promove exercícios em casa,

 

Com mais de seis milhões de seguidores nas redes sociais, o professor de educação física Aurélio Alfieri está entre os TOP 3 da categoria Fitness e Wellness do Prêmio iBest pelo voto popular. Campeão de resultados saudáveis com o público  50+, tem alunas de até 102 anos e desenvolve um programa de exercícios voltados para a inclusão. Atividades  podem ser praticadas em casa em qualquer posição, sem equipamentos, sentado ou em pé e sem necessidade de calçados especiais, como o próprio Aurélio faz. Entre os cases de sucesso estão pessoas que mal conseguiam se movimentar e agora têm boa mobilidade e, principalmente, mais qualidade de vida.

O resultado de tanta dedicação e estudos, além do reconhecimento dos alunos que o indicaram ao prêmio, é ser o primeiro influenciador com um biotipo “magro” a concorrer nessa categoria. “A estética está mudando para saúde e qualidade de vida. Ainda há muitos que buscam o perfil idealizado pela maioria, mas vejo um crescimento no público que valoriza a saúde acima de tudo. A estética se torna uma consequência, não um objetivo que põe a saúde em risco. Esse reconhecimento prova que o exercício para saúde e qualidade de vida está ganhando espaço, e é uma conquista ver um perfil mais focado na saúde entre os influenciadores”, celebra Aurélio, especialista em Psicologia Corporal.

O professor Aurélio criou um app gratuito que ajuda os longevos no seu condicionamento físico e o Saúde Diária, com integração ativa com suas alunas. É também autor do “Manual prático para ser jovem por mais tempo – a roda da juventude” (editora Appris), onde os leitores podem fazer anotações e  acessar QR codes que direcionam a vídeos de exercícios onde ele explica com riqueza de detalhes como executá-los. O profissional de educação física dá aulas ao vivo todos os dias às 8h06, com média de três mil alunas, somando o Youtube e o Instagram, que se chama: A Hora do Exercício.

Sobre o iBest: Desde sua primeira edição, em 1996, o Prêmio iBest é referência no reconhecimento do melhor em profissões diversas na internet do país. Destinado aos influenciadores, profissionais e empresas do mercado digital, os ganhadores recebem um selo de certificação outorgado não somente pelo iBest, mas principalmente por todo o mercado. A fase final será exclusivamente por votação popular e o público será responsável pela escolha dos vencedores.

 

A votação vai até 8 de dezembro em

https://app.premioibest.com/votacao/fitness.

 

 

Redes sociais

 

https://www.instagram.com/aurelioalfieri?igsh=MWNtaXIyNmM3cTBjNg==

 

https://youtube.com/@aurelioalfieri?si=HjyZYX88PbBNJbOq

 

Continue lendo

Destaque