Conecte-se Conosco

Cultura

Goiano com mais de 50 anos de carreira Mauri de Castro dirige espetáculo baseado na obra Dom Quixote de La Mancha

Publicado

em

O ator goiano Mauri de Castro, com mais de 50 anos de carreira, foi escolhido para dirigir o espetáculo, “O Homem e a Mancha”, que acontece em Palmas. O monólogo, uma releitura do clássico mundial: Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, será interpretado pelo ator e produtor tocantinense Kaká Nogueira, que neste ano celebra seus 22 anos de carreira.

Para Nogueira, a escolha do goiano como diretor da peça é resultado de uma formação de atores da qual participou e pode ser avaliado por Castro há 22 anos. “Foram 17 jovens talentos teatrais que participaram deste curso e tiveram a oportunidade de passar por uma criteriosa banca de examinação do Sated GO, onde apenas 08 foram aprovados. Sinto-me honrado de estar entre estes”, comemora Kaká. Inclusive, para a montagem comemorativa, o ator Kaká Nogueira participou de ensaios presenciais em Goiânia (GO) com Mauri de Castro.

O espetáculo acontece na próxima quarta-feira, 29, às 19h15, na Pracinha da Cultura, no Setor Morada do Sol, em Palmas. A  entrada é franca. Os ingressos são limitados e o público pode reservar entrada através do email cenaberta@cenaberta.com.br. Mais informações também podem ser conferidas através das redes sociais da Cenaberta Produções Culturais.

Direção

Mauri de Castro afirmou estar honrado por voltar a trabalhar com atores de Palmas, após quase 20 anos. “É uma grande alegria, principalmente com  atores da qualidade do Kaká Nogueira e Bell Gama (agora como assistente de direção), que acompanhei desde o início de suas carreiras. Tenho muito orgulho desse casal, que trabalhou comigo em 2000/2002, por ter persistido nesse ofício tão difícil – quase sempre ingrato – e que exige muito amor, generosidade, disciplina e entrega”, declarou Mauri de Castro, que assina nesta direção uma celebração também de seus 50 anos de carreira.

Produtora executiva e assistente de direção do espetáculo, a atriz Bell Gama considera a montagem como singular e de muito orgulho. “Um trabalho que se inspira na simplicidade do cotidiano, onde objetos característicos da regionalidade tocantinense são ressignificados e  levam, de forma cômica, ator e público a mergulharem em um mundo de fantasias, onde se acredita que: “nenhuma causa está perdida antes da luta começar”, comenta Bell Gama.

Projeto

A realização do espetáculo é uma produção da Cenaberta Produções Culturais contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura via Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic 2023 e também por recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – apresentado pelo Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins”.

Haverá Acessibilidade com interpretação em Libras e foco de democratização do acesso, sendo a apresentação para moradores de bairro da região Sul da Capital. A previsão é de que o espetáculo seja apresentado na reinauguração do Theatro Fernanda Montenegro.

Sinopse – O homem e a mancha – COMÉDIA

Miguel é um homem recém aposentado que se fecha no seu apartamento, onde ele acredita ter tudo que precisa para viver os seus merecidos dias de descanso. Ele, que vive um amor platônico, é subitamente tomado por sonhos e fantasias. E na busca de si mesmo, transforma-se no Dom Quixote e no Homem da Mancha, personagens que buscam algo que os defina – aventuras, amor e um propósito. O espetáculo é uma adequação atualizada de “O Homem e a Mancha” de Caio Fernando Abreu, em sua brilhante releitura contemporânea de “Dom Quixote de La Mancha” de Miguel de Cervantes.

Kaká Nogueira (Ator)

Ator – DRT 1209/GO, diretor, roteirista e produtor cultural com 26 anos de experiência. No TEATRO participou dos espetáculos: De Caso com a Solidão (Cenaberta/2022 – diretor); Pequeno Príncipe no Cerrado (Cenaberta/2021 – diretor); Drácula – a ética cósmica (Cenaberta/2020 – diretor); O Antiquário Frankl (Cenaberta/2019 – ator e produtor); Torrenegra (Remontagem – Cenaberta/2014 – ator); L!ngua PreZa (Cenaberta/2015 – ator e diretor); Dias Difíceis (Cenaberta/2012 – ator); Sol nos Olhos (Lamira/2010 – ator, dramaturgo e diretor); Torrenegra (Cenaberta/Diversa/2009 – ator); Os Três Porquinhos (Ronaldo Araújo/2008 – ator); O Resgate de Roseline Brow (Cima Teatro/2007 – ator); O Salto (Cima Teatro/2006 – ator); Sacra Folia (Chama Viva/2005 – ator); O Diagnóstico (Cima Teatro/2005 – ator); Tupi or not Tupi (Mauri de Castro/2002 – ator); Belfagor – o arc diabo que se casou (Grupo Gente/2002 – ator e codiretor); Paixão de Cristo (Grupo Gente/1996-2003 – ator). No CINEMA participou dos longas-metragens: O Comedy Club (SuperOito Filmes/2022 – ator); Operações Especiais (TC Filmes/2015 – ator); PEGT – Palmas eu Gosto de Tú (SuperOito Filmes/2014 – ator); Xingu (O2 Filmes/2012 – assistente de produção de figuração); Dos curtas-metragens: TeAitua (Cena Filmes/Cenaberta/2022 – ator e codiretor); A Massa que faz o pão (HB Filmes/2019 – ator); Microcontos de terror (SuperOito Filmes/2017 – ator); Apoio Cultural (Jubalina Filmes/2016 – ator e corroterista); O Som de Lá (Trade Rock Filmes/2014 – ator e produtor de elenco); Tempos Difíceis (Trade Rock Filmes/2010 – ator e produtor de elenco); e Cheque ou Mate? (Cima Fimes/2008 – ator e produtor de elenco). NO AUDIOVISUAL para TV, particiou da série para TV, em 26 capítulos: O Boneco de Barro e o Rei (MZN Filmes/Spatium Audiovisual – TV Cultura/Brasil/2020 – ator).

Ficha Técnica

Realização: Cenaberta Produções Culturais Ltda

Autor: Caio Fernando de Abreu

Direção: Mauri de Castro

Ator: Kaká Nogueira

Assistente de Direção e Produção: Bell Gama

Sonoplastia: Leo Perotto

Técnico de som: Bruno Barbosa

Cenografia: Kaká Nogueira, Bell Gama, Ronan Gonçalves, Erdilez Paiva

Iluminação: Kaká Nogueira e Thiago Omena

Figurino: Bell Gama

Identidade Gráfica: Henrique Rafael

Ascom: Cinthia Abreu

Preparação corporal: Meire Maria

Fotografia: Emerson Silva e Fernanda Barbosa

Assistente de Produção: Izabella Carvalho e Reverson Cardoso

Intérprete de LIBRAS: Thallyta Teixeira

Continue lendo

Ciência

Nível de segurança sem precedentes e, ao mesmo tempo, incentivo ao apetite de ciber criminosos: especialista do IEEE adverte para os dois lados da revolução quântica.

Publicado

em

De

Rápido avanço destas tecnologias está transformando a forma como informações complexas são analisadas e processadas, representando, igualmente, ganhos e ameaças à defesa de sistemas e redes na internet, afirma Gabriel Gomes de Oliveira, membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

 

Computação quântica deverá impactar sistemas de segurança e poderá oferecer nível de ciber segurança sem precedentes, teoricamente invulnerável a ataques de interceptação.

Maior eficiência nas comunicações de sensores e redes usadas para análise de dados em cidades inteligentes, melhorando o bem-estar das populações; impulso significativo na acurácia para produção de novos fármacos, em meios de diagnósticos e tratamentos de doenças, e otimização da proteção de sistemas financeiros. Esses são alguns dos impactos positivos na ciber segurança com a rápida evolução da computação quântica, conhecimento que permite a resolução de problemas complexos, não solucionados pelas máquinas atuais.

Por outro lado, a mesma tecnologia desperta a criatividade de ciber criminosos, afirma Gabriel Gomes de Oliveira, membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Hoje, crimes de ransomware (sequestro de dados) e DDoS (Distributed Denial of Service, que deixa um site ou serviço indisponível) com o objetivo de pedir resgate, geralmente em criptomoedas, são constantes e cada vez mais arquitetados.

Quebras de criptografias vigentes e ataques retrospectivos (coleta de dados criptografados agora para acessá-los adiante) são emergentes cenários que as múltiplas áreas da ciência e da economia, especialmente da indústria, da saúde e das finanças, terão que lidar em curto e médio prazos, a partir do avanço da computação quântica, segundo Oliveira. A computação quântica, que usa métodos de entrelaçamento e superposição de dados, poderá oferecer um nível de ciber segurança sem precedentes, teoricamente invulnerável a ataques de interceptação.

“Com milhões de pessoas no mundo usando, simultaneamente, redes de internet e satélites, há uma vulnerabilidade crescente na proteção de sistemas e processos, em incontáveis atividades. Precisamos estar preparados. A segurança cibernética não se limita a empresas ou governos, ela afeta diretamente o cotidiano dos indivíduos em diversas situações”, enfatiza Oliveira, professor colaborador da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC-Unicamp) e pesquisador do CTI Renato Archer/CNPq, ressaltando que a transição para a segurança quântica é complexa, exigindo investimentos expressivos e a modernização contínua de sistemas e algoritmos.

Daí a necessidade de as empresas e as organizações estarem preparadas. Para o membro IEEE, é premente fazer um maior investimento na formação de novos profissionais especializados em computação quântica, agregando, assim, ao contexto brasileiro os avanços, com soluções eficientes e sustentáveis, dessa tecnologia. Na atualidade, há uma escassez crítica de talentos em cibersegurança no mundo, segundo dados do IEEE.

 

Sobre o IEEE

 

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.

 

FONTE:

 

SPMJ Comunicação

spmj@spmj.com.br

Tel. +11.3289-2699

Continue lendo

Cultura

Desfile Solidário une moda e solidariedade em Cuiabá.

Publicado

em

De

Na próxima sexta-feira, 14 de junho, a moda infantil se une à solidariedade em um desfile beneficente promovido pela loja Art Kids, com apoio do Instituto Sow. O evento, que acontece às 18h na Arena Pantanal, convida o público a participar com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às famílias atendidas pelo projeto

Brasil, junho de 2025: Mais do que um desfile de moda, o evento que acontece no próximo 14 de junho, às 18h, na Arena Pantanal, será uma noite de esperança e inclusão para dezenas de crianças em situação de extrema vulnerabilidade social. Idealizada pela loja ArtKids, em parceria com o Instituto Sow, a ação terá entrada solidária de 1 kg de alimento não perecível, com toda a arrecadação destinada às famílias atendidas pelo Instituto — reconhecido pelo trabalho incansável no enfrentamento à fome e à desigualdade.

Vinte e cinco crianças do bairro Jardim Mato Grosso, em Várzea Grande, acompanhadas pelo Instituto, ganharão o look completo e subirão à passarela ao lado de outras 50 crianças da sociedade cuiabana. Para muitas delas, será o primeiro contato com esse tipo de experiência — um momento único capaz de fortalecer a autoestima e criar memórias positivas em meio a realidades tão duras.

“Nosso objetivo é levar esperança. Queremos que essas crianças saibam que elas importam, que são vistas, e que têm o direito de sonhar. A fome dói, mas a indiferença machuca ainda mais. Por isso, cada ação do Sow carrega não só doações, mas dignidade, afeto e presença”, afirma Sheila Zanchet, fundadora do Instituto.
O Instituto Sow, com sede no Centro-Oeste, tem ampliado seu impacto em várias regiões do país. Atua ao longo do ano em sete grandes frentes — incluindo campanhas como Páscoa Solidária, Mês das Mães, Arrecadação Escolar, entre outras — sempre com foco em acolhimento, cultura, educação emocional e combate à fome. O trabalho envolve desde a distribuição de cestas básicas até ações de desenvolvimento humano, em parceria com empresas e voluntários engajados.

Em Mato Grosso, estado com um dos maiores PIBs agroindustriais do país, os números revelam uma realidade dura: 37,4% das crianças de até 4 anos vivem em insegurança alimentar grave. O Instituto Sow atua justamente onde os dados ganham rostos e nomes — como os das crianças que estarão no desfile.
Uma delas, ao ser escolhida para participar do evento, enviou uma mensagem à professora: “Muito obrigado por essa chance, tá? Eu te amo muito. Obrigado por me inscrever no desfile da Arena Pantanal. Muito obrigado por tudo que a senhora fez.”

A frase, dita com simplicidade e gratidão, resume o impacto que um gesto pode ter na vida de uma criança.
Mais do que vestir, o objetivo é marcar memórias positivas e fortalecer a autoestima dessas crianças por meio da experiência. “Queremos que elas se sintam valorizadas, parte de algo bonito e especial. Nosso propósito é mostrar que somos todos iguais, independente da origem ou da condição social”, destaca Sheila.
A sociedade cuiabana está convidada a participar e contribuir. Cada alimento doado será destinado às famílias das crianças atendidas pelo Sow, que estão na fila de espera por auxílio. Porque quando a fome bate à porta, não dá para esperar.

SERVIÇO
📍 Desfile Solidário – Moda que Transforma
📆 Data: 14 de junho (sexta-feira)
⏰ Horário: 18h
📌 Local: Arena Pantanal – Cuiabá
🎟 Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
🤝 Toda arrecadação será destinada ao Instituto SOW

Como apoiar o Instituto SOW:
Instituto Sow – CNPJ: 36.375.043/0001-07
💜 Chave Pix: (65)99618-0832
📍 Site oficial: www.institutosow.com.br
📲 Instagram: @institutosow

Continue lendo

Cultura

Uma empresa que destaca no marketing: Mox Mídia do Brasil.

Publicado

em

De

Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.

Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.

Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.

Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.

Um grande aumento nas vendas online. Uma empresa que destaca-se  em  criação de lojas online e sites á a Mox Mídia do Brasil.

CONTATO:

Site:https://moxmidia.com.br/
E-mail: moxmidia@moxmidia.com.br
Telefone/ Whatsapp: (41) 9 9735-5599

 

Continue lendo

Destaque