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Cultura

Centro de Formação da Vila apresenta programa de práticas inclusivas na educação com imersão em Portugal

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  • A iniciativa tem como objetivo permitir a educadores conhecer especialistas de referência em educação inclusiva
  • Participantes poderão aprofundar conhecimentos sobre as diretrizes da pedagogia focada em práticas inclusivas nos processos de ensino e de aprendizagem

Com o intuito de aproximar educadores e docentes de experiências bem-sucedidas com educação inclusiva, o Centro de Formação da Vila organizou o programa “Portugal: Educação e Inclusão”. A iniciativa, que acontecerá em outubro deste ano, conta com uma semana de imersão no país europeu. A visita será coordenada por Marília Costa Dias, diretora pedagógica da Escola Viva, que conhece os especialistas cicerones da viagem e já teve oportunidade de observar de perto o impacto de suas pesquisas e assessorias ao sistema de ensino português. “Em Portugal, há uma cultura de inclusão bastante consistente, com diretrizes, leis e orientações do próprio governo que ajudam as escolas a transformarem o ambiente escolar em um local acolhedor, seguro e diverso”, diz.

O programa, realizado em parceria com a Vindas Educação, uma instituição portuguesa que desde 2009 atua para a construção de um futuro mais ético e sustentável para as novas gerações, se propõe a oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar os bastidores de escolas e demais organizações promotoras de inclusão educacional e social em Portugal e outros países europeus, interagindo com os seus alunos, professores e dirigentes. A imersão envolve conferências, dinâmicas de grupo, partilha de experiências e debates.

Durante a viagem, a formação reflexiva, com vistas ao desenvolvimento profissional, é intensiva e acontece o tempo todo: nas salas de conferência, no hall do hotel, durante as caminhadas e nas visitas históricas e culturais. Além disso, a imersão terá anfitriões altamente especializados em Educação Inclusiva e Inovação Pedagógica, o que inclui representantes da Vindas Educação, que são pesquisadores sobre formação de professores para a inclusão e promovem experiências de profunda imersão na educação portuguesa.

Para a coordenadora Marília Costa Dias, ter contato com a história e a cultura portuguesa, por meio de visitas a equipamentos históricos e culturais (como palácios, castelos, mosteiros, museus de arte e ciência e outros), traz uma compreensão mais contextualizada e situada da Educação no País. “Trata-se de uma oportunidade única de conhecer a organização do sistema educativo português, em particular da Educação Inclusiva. A imersão incluirá visitas a escolas públicas e privadas que permitirão conhecer algumas das suas opções político-pedagógicas para o suporte à aprendizagem e à inclusão de todos e de cada aluno”, afirma.

​​A imersão terá duração de uma semana e incluirá encontros com o Prof. Dr. David Rodrigues – diretor científico da Vindas Educação, Conselheiro Nacional de Educação, e Consultor da UNESCO, UNICEF e da Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos e Inclusão Social e Educativa, além do acompanhamento constante da Profa. Dra. Luzia Lima-Rodrigues, diretora executiva da Vindas Educação, doutora em Educação e membro do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, onde desenvolve e orienta investigação em Educação Inclusiva. A professora é, ainda, membro da comissão pedagógica da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, atuando na formação contínua de professores em contexto de escola, no campo da educação inclusiva, dos métodos ativos e das pedagogias expressivas.

Serviço

“Portugal: Educação e Inclusão”

Quando: de 12 a 18 de outubro.

Para mais informações, clique aqui.

Sobre a Escola Viva

A Escola Viva foi fundada há 50 anos com a missão de oferecer uma aprendizagem que estimula o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração para formar pessoas preparadas para o mundo imprevisível e complexo em que vivemos.  A instituição, que em 2020 passou a fazer parte da Bahema Educação, uma das principais empresas de educação privada do país, tem o propósito de oferecer educação de qualidade e atua com base em cinco valores: diversidade, excelência, sustentabilidade, ousadia e experimentação.

Sobre o Centro de Formação

O Centro de Formação foi fundado em 1980, junto com a Escola da Vila, com dois objetivos principais: formação continuada da equipe pedagógica e oferta de cursos para escolas públicas e privadas. Desde a década de 80, produz, compartilha e  dissemina reflexões e conhecimentos didático-pedagógicos derivados das contribuições da psicologia e pedagogia contemporâneas e das práticas desenvolvidas pelos profissionais da Escola da Vila. Nos últimos anos, com o grupo de escolas da Bahema Educação – Escola Parque, Fórum Cultural e Centro Educacional Viva (RJ), Escola da Vila, Escola Viva e Escola Mais (SP), Grupo Balão Vermelho (MG), Colégio Apoio (PE) e Escola Autonomia e Dual International School (SC), o Centro de Formação ampliou sua equipe de formadores e seu repertório de experiências e práticas.

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Ciência

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

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A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir doenças; aponta pesquisa

Estresse crônico e depressão podem exacerbar condições físicas como doenças cardíacas e artrite. É o que mostram pesquisas globais, como nos relatórios da American Psychological Association com Stress in America, que exibe o aumento de inflamações a partir dessas causas, prejudicando o sistema imunológico. Esses achados destacam a necessidade de integrar o cuidado da saúde mental ao físico, ressaltando como o bem-estar emocional influencia diretamente na saúde física e aumenta a demanda por serviços que cuidem tanto do corpo quanto da mente.

Em Salvador, essa abordagem de saúde, que conecta o bem-estar físico ao mental, está transformando a forma como as mulheres gerenciam o autocuidado. Em meio ao aumento da conscientização sobre os desafios de saúde mental, considerados como o mal do século efeito pós-pandemia, surge uma discussão importante sobre como os cuidados físicos podem contribuir para a estabilidade. Essa filosofia de cuidado integrado é aplicada para enfrentar não apenas as doenças físicas, mas também para fortalecer o suporte emocional e mental das mulheres. Esta abordagem melhora não apenas os resultados clínicos, mas também promove uma maior sensação de controle e empoderamento entre as pacientes.

Profissionais de saúde da Bahia, como médicas, nutricionistas e psicólogas, estão cada vez mais focadas em tratar a saúde da mulher de maneira holística. Observa-se que condições físicas, especialmente aquelas relacionadas à saúde reprodutiva e mamária, podem ter impactos significativos na saúde mental. Assim, o tratamento não se limita à intervenção médica, e inclui uma rede de suporte psicológico que ajuda as mulheres a lidar com o estresse, ansiedade e outros desafios emocionais decorrentes de questões de saúde.

A renomada Dra. Anna Paola Noya Gatto (@dra.annapaolagatto), mastologista e CEO da Clínica da Mulher, eleita por unanimidade para a posse na Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), reforça: “Integrar o atendimento médico com o apoio psicológico é fundamental para o tratamento eficaz. Por isso, cuido da saúde integral das minhas pacientes, analisando o mental como um componente crucial que pode influenciar a recuperação física e vice-versa”, comenta a especialista em saúde da mulher.

A Clínica da Mulher se destaca por complementar o tratamento médico com serviços de nutrição e outras necessidades de saúde das mulheres, de forma abrangente. Especialmente em tratamentos como os de saúde mamária, onde o impacto emocional é significativo, a clínica reconhece a importância de tratar tanto o corpo quanto a mente.

Este modelo de cuidado holístico está ganhando reconhecimento por seu potencial transformador no Nordeste, demonstrando que a saúde plena é alcançada através do tratamento integral do ser humano.

“Esta crescente demanda por um cuidado que considere todas as dimensões da saúde está mudando paradigmas e reforçando a necessidade de tratamentos que cuidam tanto do corpo quanto da mente”, conclui a doutora Anna.

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Cultura

Um grande aumento nas vendas online. Uma empresa que destaca-se em criação de lojas online e sites á a Mox Mídia do Brasil.

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Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.

Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.

Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.

Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.

Um grande aumento nas vendas online. Uma empresa que destaca-se  em  criação de lojas online e sites á a Mox Mídia do Brasil.

CONTATO:

Site:https://moxmidia.com.br/
E-mail: moxmidia@moxmidia.com.br
Telefone/ Whatsapp: (41) 9 9735-5599

 

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Cultura

Escola de Teatro Cria promove educação e inclusão para crianças do Caju e zona portuária

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Atividades são gratuitas e acontecem em escolas públicas

A Escola de Teatro Cria está transformando a vida de 1.000 crianças e jovens do bairro do Caju e zona portuária, utilizando o teatro como ferramenta de educação e inclusão. Por meio do Método Cria,que combina elementos do teatro com a Pedagogia Waldorf, o projeto está presente em seis polos teatrais espalhados pela região e se tornou disciplina eletiva em escolas públicas da região.

Nas oficinas, as turmas são organizadas por faixas etárias, garantindo que as técnicas teatrais e os conteúdos educacionais sejam adequados ao desenvolvimento de cada grupo. A abordagem visa estimular o conhecimento, o raciocínio lógico, o equilíbrio emocional e a iniciativa para a ação.

“A metodologia do Método Cria é projetada para atender as necessidades específicas de cada faixa etária, proporcionando um ambiente de aprendizado que é ao mesmo tempo divertido e profundamente transformador,” destaca Laura Campos Braz, idealizadora e diretora artística do projeto. “Nosso objetivo é gerar um impacto direto nas escolhas de vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possibilitando uma mudança significativa em sua comunidade.”

O público-alvo principal do projeto são crianças e jovens com idades entre 3 e 21 anos, residentes no Caju e arredores, em situação de vulnerabilidade social e que são estudantes da rede pública de ensino. Com o trabalho realizado, o Projeto Cria foi certificado como o primeiro Ponto de Cultura do Caju, um reconhecimento de sua importância na promoção da cultura e da arte na região e conquistou o primeiro lugar na categoria Arte Educação no edital de Retomada Cultural realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec).

“O reconhecimento como o primeiro Ponto de Cultura do Caju é uma prova do trabalho árduo e dedicação de toda a nossa equipe”, acrescentou Jaura . “Estamos comprometidos em continuar oferecendo oportunidades educacionais e culturais que façam a diferença na vida de nossos jovens”.

Para mais informações sobre a Escola de Teatro Cria e como apoiar esta iniciativa acesse https://projetocria.org.br/

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