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Dia da Internet Segura: 10 dicas para não cair em golpes em 2024

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O Dia da Internet Segura tem como objetivo construir um ambiente mais seguro e transparente para empresas e usuários e foi originalmente criado pela rede europeia Insafe, que neste ano acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro. A iniciativa une grandes empresas de tecnologia em mais de 200 países.

O Brasil já lidera os principais levantamentos sobre a quantidade de fraudes e golpes na internet. Com poucos recursos e “boa lábia”, os criminosos já fazem milhares de vítimas todos os dias, seja com um site clonado (phishing), falso sequestro, loja falsa, tabela do Pix, SIM swap e centenas de outros golpes que circulam por aí. Imagine como será esse cenário nos próximos anos, com os recursos assustadores que as ferramentas de inteligência artificial permitem.

Para Alessandro Fontes, co-fundador da plataforma Site Confiável (siteconfiavel.com.br), a tecnologia e o trabalho de educação dos consumidores pelo próprio mercado e pela imprensa, são as melhores armas para criarmos um ambiente de compras mais seguro e transparente. “Percebemos que muitas vítimas não se atentam a detalhes básicos que poderiam livrá-las de prejuízos e dores de cabeça”, segundo ele.

Baseado no perfil dos golpes atuais e das vítimas, Fontes listou 10 dicas para ajudar a blindar os usuários em 2024:

  1. Nem tudo é o que parece: com a chegada dos recursos de inteligência artificial, os criminosos já estão se beneficiando dessas tecnologias para tentar enganar usuários, manipulando áudios e vídeos que usam indevidamente a imagem de jornalistas, artistas, influenciadores e até pessoas próximas. Ou seja, se antes confiávamos apenas quando víamos e ouvíamos algo, agora precisamos ficar ainda mais atentos, tentando sempre validar a informação nos perfis oficiais dos artistas e também procurando fontes que possuem credibilidade e validam aquela informação, assim como já inspecionamos as fake news.
  2. HTTPS ou SSL não é garantia de segurança: diferentemente do que aprendemos durante muito tempo e da crença popular, é incorreto acreditar que um site que comece com HTTPS ou que possua o “cadeado de segurança” no browser seja um site confiável, esse protocolo serve para criptografar os seus dados durante uma transação de informações, mas lembre-se que isso não é garantia nenhuma de segurança ou de confiabilidade. A maioria dos sites fraudulentos possuem o HTTPS.
  3. Atenção redobrada para promoções divulgadas em anúncios: infelizmente o principal canal para os criminosos chegarem às vítimas são os anúncios em buscadores e redes sociais. Por mais que essas plataformas façam uma filtragem para minimizar as fraudes, ainda há uma grande quantidade de anúncios para falsas promoções e até sites clonados. Antes de acessar, se cadastrar ou comprar em um site que você viu em um anúncio, pesquise para ter certeza que não se trata de um golpe. Isso também vale para ofertas e produtos divulgados por influenciadores.
  4. Consulte o CNPJ de forma correta: assim como em uma rede social, qualquer pessoa pode fazer um site e escrever o que quiser nele, inclusive o CNPJ. Consultar o CNPJ que aparece no rodapé do site não é a melhor forma para saber se a empresa é realmente confiável, pois a pessoa que está por trás do site pode colocar qualquer CNPJ ali, inclusive de uma empresa grande, tradicional e confiável, levando você a acreditar que está comprando de uma empresa séria. Descubra através do Registro.br ou do Site Confiável quem é a empresa que realmente está por trás do site que você está prestes a comprar ou se cadastrar.
  5. Selos de segurança: muitas pessoas confiam em alguns sites, pois aparece no rodapé alguns selos de segurança, que na verdade são imagens que qualquer site pode copiar e utilizar de forma indevida. É importante que o usuário identifique se o selo é verdadeiro e caso não saiba analisar, é melhor não confiar e analisar outros critérios.
  6. Cuidado com preços muito atraentes: encontrou uma super promoção com preço exageradamente baixo? Cuidado. É comum que sites fraudulentos tentem atrair a atenção dos consumidores oferecendo produtos populares por preços impraticáveis. A exemplo de um Pneu que custa cerca de R$ 700, aparecer em anúncios por aproximadamente R$ 200, é golpe. É muito comum que ofertas assim apareçam no Google Shopping ou no Instagram de forma patrocinada, fique atento.
  7. Evite pagar no pix: boleto bancário e pix são excelentes alternativas para conseguir um bom desconto à vista, mas também são mais arriscados, pois não possuem mecanismos seguros para reversão do pagamento, caso seja identificado um golpe. Já os cartões, além de possuírem tecnologias para identificar fraudes durante o pagamento, conseguem também fazer o estorno do pagamento nesses casos.
  8. Desconfie de links recebidos via WhatsApp, SMS ou E-mail que ofereçam algo muito vantajoso, que te deixe curioso, com medo ou com sensação de urgência. O link pode inclusive, tentar se passar por uma empresa conhecida, que te leva para um site clonado com o objetivo de capturar seus dados ou instalar alguma aplicação maliciosa em seu dispositivo.
  9. Se for comprar em um marketplace como OLX, Aliexpress, Shopee ou Mercado Livre, jamais aceite negociar diretamente com uma pessoa ou empresa. Verifique a reputação do vendedor, o tempo em que ele está na plataforma, a quantidade de vendas que ele já fez e pague utilizando o meio de pagamento disponível pela plataforma, pois elas garantem a intermediação entre as partes.
  10. Use aplicativos de autenticação de dois fatores: proteja suas contas digitais, redes sociais, WhatsApp e serviços de e-mail da forma mais segura, que é evitar a recuperação de senha via SMS ou e-mail e utilizar um aplicativo de autenticação como o Authenticator do Google, que é um software de token que implementa serviços de verificação de duas etapas usando Algoritmo de One-time Password baseado em tempo e Algoritmo, deixando as suas contas mais seguras, pois além da senha, o hacker precisaria gerar esse token para logar na sua conta.
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Glaudstar Rigoni, uma mulher empreendedora, mentora e escritora

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Glaudstar Rigoni nasceu na região do sertão baiano, mais especificamente em Capim Grosso. Atualmente, reside no estado do Espírito Santo. Durante sua juventude, trabalhou auxiliando sua mãe na venda de salgados dentro da sala de aula, e casou-se muito jovem. Enfrentou dificuldades desde cedo, com pais que tinham vivências pesadas em vícios, o que a acompanhou até a idade adulta, assumindo muitas responsabilidades em relação a eles. Mesmo com esses desafios, nunca deixou de sonhar e acreditar em dias melhores. Após ingressar na faculdade de enfermagem, obteve sucesso, o que a levou a conquistar o passaporte europeu. A partir desse momento, decidiu seguir novos horizontes e passou a investir em perfumes importados, gerando lucros maiores do que quando vendia outros produtos durante a graduação, como sapatos, roupas, cintos e bijuterias. Mesmo com a sua filha pequena, ela administrava sua residência, onde era casada naquela época, cuidava da criança de forma exemplar e ainda frequentava a universidade.

“Atualmente, após enfrentar diversas experiências negativas ao longo da vida, consegui distinguir o que é ruim e o que é bom. Sempre foi algo marcante para mim, o que me levou a começar a vender produtos importados, viajando em busca dos meus perfumes e cremes favoritos. Inclusive, cheguei a comercializar eletroeletrônicos. Com o passar do tempo, percebi o desejo de iniciar minha própria linha de produtos. Esse sonho eu venho alimentando há alguns anos e, agora, em 2024, no dia 25/05, será o lançamento da minha linha de cosméticos juntamente com meu primeiro livro, do qual me orgulho muito. Minha trajetória nunca foi fácil, sempre enfrentei desafios e obstáculos, mas sempre acreditei que era uma aprovação divina e que iria dar certo. Mesmo enfrentando desertos, humilhações e adversidades, acredito que o melhor ainda está por vir. Construí uma família maravilhosa, apoiei minha filha a estudar medicina, viajei para 28 países e aprendi diversos idiomas. Em todos os lugares por onde passo, faço questão de deixar um sorriso e as portas abertas. Aqueles que não me enxergam de forma positiva, apenas refletem suas próprias limitações. Aprendi a ter paciência e espero que vocês gostem um pouco da minha trajetória.” Glaudstar Rigoni.

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Kátia Guerra: A história de uma Mulher de Negócios no Mercado Imobiliário de Luxo

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Kátia Guerra, 46 anos, natural de Anápolis, GO, é um exemplo vivo de resiliência e determinação. Vinda de uma família humilde, enfrentou a perda do pai aos 12 anos, o que a obrigou a ingressar precocemente no mercado de trabalho. Essa experiência forjou em Kátia uma determinação inabalável em buscar uma vida melhor para si e sua família.

Após duas décadas residindo em Anápolis, onde teve uma filha, atualmente médica em São Paulo, Kátia decidiu buscar novos horizontes. Mudou-se para Brasília onde residiu por 15 anos, e atuou com dedicação como Gerente de Negócios em uma empresa de Tecnologia.

https://www.instagram.com/katiaguerracorretora

Em 2020, no início da pandemia, Kátia deu um novo passo em sua vida pessoal ao se casar com Roberto Guerra e mudar-se para o paradisíaco bairro Riviera de São Lourenço, no Litoral Norte de São Paulo. Inicialmente planejada como uma estadia temporária, a beleza e as oportunidades oferecidas pelo local convenceram o casal a tornar o paraíso seu novo lar permanente.

Foi nesse cenário de beleza e oportunidade que Kátia enxergou uma nova chance de reinventar-se profissionalmente. Inspirada pelo mercado imobiliário de alto padrão local e motivada pela sua habilidade em estabelecer conexões interpessoais, decidiu investir na obtenção de seu CRECI e iniciar uma carreira como corretora de imóveis.

Hoje, Kátia Guerra atua no mercado imobiliário de compra e venda de casas de Alto Padrão, em um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Além de ser corretora, Kátia viu também outra oportunidade na área imobiliária, e está começando a construir casas de alto padrão para investimento. Sua trajetória é um testemunho inspirador de como a determinação, o trabalho árduo e a resiliência podem transformar obstáculos em oportunidades e sonhos em realidade.

Acesse: Linkedin ( https://abre.ai/jvYK )

É inspirador ver como a Kátia encontrou uma nova oportunidade em meio a desafios e transformou sua vida de maneira positiva. Viver e trabalhar em um lugar paradisíacos, como a Riviera deve ser maravilhoso, sem dúvida, a Kátia Guerra é um exemplo de determinação e adaptabilidade.

Quer comprar ou vender seu imóvel? Entre em contato com a Kátia Guerra.

https://wa.me/5511942994741

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É possível usar arquétipos para se conectar em um nível emocional com o público

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De acordo com Leonardo Queiroz, marcas como Disney e Harley Davidson são bons exemplos do uso e tem consumidores fieis

É muito comum que grandes marcas, sejam elas corporativas ou pessoais, façam uso de arquétipos para gerar conexão. Isso porque os arquétipos ressoam com as experiências humanas, emergindo de um inconsciente coletivo e ajudando a construir uma ligação forte em nível emocional.

De acordo com Leonardo Queiroz, retratista, formado em PNL e especialista em arquétipos, quando uma marca conhece bem seu público e entende a fundo suas demandas e valores, pode aproveitar todo o potencial dos arquétipos para gerar conexão e, consequentemente, vender mais produtos e serviços. “Podemos pensar em marcas como Walt Disney, por exemplo, que usa o arquétipo do mago, um arquétipo que representa a sabedoria e o poder associado à capacidade de criar. Ele estabelece conexão emocional com quem busca magia, transformação”, exemplifica.

O especialista também cita marcas como Harley Davidson e Diesel, que usam o arquétipo rebelde e geram conexão com um público que gosta de liberdade e independência. “Essas marcas sabem usar muito bem o poder do arquétipo para fortalecer a ligação com seu público. Quem consome um produto dessas marcas se sente mais livre”, afirma.

Segundo Leonardo Queiroz, alinhar uma marca com um arquétipo específico é comunicar não apenas o que se quer vender, mas também o que a marca representa em um nível mais simbólico e emocional. “Os arquétipos podem ser utilizados para comunicar valores, propósitos e diferenciais de forma consistente e ajudar a atrair quem acredita neles”, explica.

Ele ressalta que os arquétipos apelam diretamente para emoções e experiências universais, o que costuma ser muito eficaz em publicidade e storytelling, onde histórias arquetípicas podem evocar respostas emocionais poderosas.

“Uma vez que uma marca – seja uma empresa ou uma pessoa – estabelece uma forte conexão emocional com seu público através de arquétipos, isso pode levar à lealdade do cliente. Os consumidores se sentem compreendidos e valorizados em um nível mais profundo, o que os incentiva a permanecerem fiéis à marca”, finaliza.

Sobre Leonardo Queiroz

Leonardo Queiroz é retratista, formado em PNL e certificado pelo Richard Bandler. É empresário, empreendedor, esposo, pai e especialista em arquétipos, algo essencial para a utilização no posicionamento assertivo a fim de aumentar a percepção de valor sobre você e levar seu negócio para o próximo nível, tornando-o mais desejado ao público certo com atração autêntica. Para saber mais, acesse o insta leoqueirozcom

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