Volnei Barboza
Flávia Coelho lança “GINGA”

FLÁVIA COELHO LANÇA SEU MAIS NOVO ÁLBUM DE ESTÚDIO, GINGA – ESCUTE AQUI
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O quinto álbum de Flavia Coelho, GINGA, cantado majoritariamente em português, é dedicado às músicas que marcaram sua adolescência, em outras palavras, o som dos anos 90 até os anos 2000 que Flavia ouvia repetidamente, às vezes em segredo, no pequeno rádio que seu pai lhe dera para ajudá-la a pegar no sono.
Para a pequena Flavia, toda noite era uma festa, acordada até as 2h da manhã, ouvindo música internacional de clubes, sets de DJ e remixes na cama com o rádio grudado em seu ouvido. Ela descobriu a arte da produção, a sutileza de certas harmonias, a magia das melodias, e já estava imaginando-se no palco, como seus ídolos, Madonna, Michael Jackson, James Brown, Marvin Gaye, e todos os grandes artistas brasileiros da época… Sem esquecer Corona, a cantora, não a cerveja! Ela ficou surpresa quando descobriu que a cantora de seu hino, “The Rhythm of the Night” – era, como ela, brasileira! Tudo agora era possível: Flavia Coelho se tornaria uma cantora. Por dois anos, ela até ganhou a vida apresentando todos esses sucessos internacionais que ela aprendeu de cor, foneticamente, sem falar uma palavra de inglês. Os anos 90 representaram uma grande revolução musical e política na vida da cantora.
De 1964 a 1985, o Brasil esteve sob ditadura militar, e Flavia Coelho, nascida em 1980, fez parte da geração que pôde desfrutar de músicas de todo o mundo, sem seleção, censura ou barreiras, graças à chegada de estações de rádio livres. A estação de rádio favorita de Flavia Coelho era a Rádio Fluminense, onde pelo menos uma hora por dia ela tirava suas inspirações. Esse período também coincidiu com uma fase crucial e dolorosa em sua vida pessoal. O início da adolescência da jovem Flavia foi particularmente complicado, marcado pela morte de sua mãe aos 11 anos e a obrigação de viver com seu pai. Seu pai, ex-soldado e amante da música, era o oposto do espírito festivo e do ativismo feminista e LGBT encarnado por sua mãe, uma maquiadora e cabeleireira que era a rainha da vida noturna e do baile funk nas noites brasileiras.
Flavia Coelho construiu sua carreira com uma combinação de rigor, liberdade e abertura para o mundo e todos os tipos de música, desde o pop rock inglês até música clássica. Toda a discografia de Flavia Coelho é baseada em sua evolução pessoal, desde adolescente animada e sonhadora até jovem mulher brilhante e comprometida. A história de seu álbum anterior, DNA, lançado em 2019, começou quando ela tinha 38 anos, exatamente a idade que sua mãe tinha quando morreu. Um álbum que Flavia Coelho naturalmente dedicou ao que ela descreve como “o ovo”, ou seja, suas origens, mas também a riqueza do cruzamento, da auto aceitação e da transmissão, ecoando ao mesmo tempo a situação política no Brasil sob Bolsonaro na época. Hoje, Flavia Coelho continua sua exploração da identidade e sua busca pela autenticidade, abordando os temas da reconstrução, coragem e resiliência, com seu fiel produtor e arranjador Victor Vagh-Weinmann, a quem ela conheceu em seus primeiros dias na França. Juntos, eles iniciaram e conceberam todo o material composicional, pads eletrônicos, órgãos, teclados, guitarras e percussão. Esses ingredientes, combinados com as melodias cativantes e a sublime voz da encantadora Flavia, deram vida aos dez tesouros de GINGA.
A escrita deste nova obra começou há dois anos, após uma frase-chave, ouvida pela artista: “Vivemos nossos primeiros vinte anos, então os próximos vinte servem para entender os primeiros vinte”. Flavia Coelho, de 43 anos, chegou precisamente a esta fase em sua vida. Para criar GINGA, a cantora mergulhou em toda a música de sua juventude, especialmente músicas sul-americanas de novela. Então, Flavia gravou suas ideias em seu gravador, que sempre a acompanhava, e começou a escrever e produzir suas músicas em estúdio entre agosto e dezembro de 2023, com uma urgência vital, como um desafio pessoal a ser enfrentado e uma saudade tipicamente “Coelhiana”, transbordando de emoção. Funk, house, latino-americano, samba, reggae ou amapiano, em GINGA, Flavia Coelho funde gêneros e heranças, orquestradas com diferentes graus de sensualidade e vivacidade, fruto de mais de cem horas de gravação. Pela primeira vez, Flavia Coelho confiou a mixagem de seu álbum a colaboradores renomados, como se precisasse confiar seu trabalho a eles e dar um passo atrás para dar uma nova dimensão às músicas que lhe são tão próximas. Tom Fire, Prince Fatty, Paul do Synapson e Guts foram incumbidos da delicada tarefa de mixar a versão final do álbum.
Flavia Coelho nos hipnotiza desde o início com sua música “Mama Santa”, uma homenagem à sua mãe. A “Garota do Rio”, que conquistou a cena musical francesa em 2011 para provar ao seu pai que era uma verdadeira artista, encerra sua jornada épica com “De vous à moi”, uma vibrante declaração de amor dirigida ao seu país adotivo, a França. Flavia decola e nos leva em uma viagem, do Brasil a Londres, passando pela Provença, Paris e todos os lugares por onde passou. GINGA é um conjunto afiado que nos leva pelo sistema de som da vida de Flavia Coelho, enquanto continua a acompanhar a nossa.
Créditos do álbum
Produtor executivo e A&R: Victor Vagh-Weinmann
Produzido por Vagh & Weinmann music sob licença exclusiva para [PIAS] França
Todas as faixas gravadas por Victor Vagh-Weinmann no Studio Vagh, Paris & Salernes
Faixas 1, 4, 6, 7 mixadas por Tom Fire no estúdio Fire Room, Paris
Faixas 3, 5, mixadas por Prince Fatty, Londres
Faixas 8, 9, 10 mixadas por Guts & Mr Gib no One Two Pass It Studio, Paris
Faixa 2 mixada por Paul Cucuron (Synapson) no Artman Studio, Paris
Masterização por Mathieu Bameulle no SoundBox Mastering, Paris
Arte por Amanite Paris
Foto por Li Roda-Gil no Abel 14 Studio, Paris
Assistente: Hugo Tiansiopo
Todas as faixas publicadas por Vagh & Weinmann music
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Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
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Cultura
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Ciência
Dr Volnei Barboza fala sobre a acupuntura e seus benefícios substancial da medicina tradicional chinesa…

As crenças iniciais da acupuntura se baseavam em conceitos que são comuns na medicina tradicional chinesa, como uma energia da vida chamada qi
Acreditava-se que o qi fluía dos órgãos primários do corpo (órgãos zang fu) para tecidos “superficiais” do corpo como pele, músculos, tendões, ossos e juntas através de canais chamados meridianos. Os acupontos se localizam, quase sempre, ao longo dos meridianos Os que não se localizam ao longo dos meridianos são chamados extraordinários, e aqueles que não têm localização específica são chamados pontos a-shi.
Os acupontos propriamente ditos ficam sob a pele, não na superfície, e para que sejam estimulados devidamente e com segurança, as agulhas são introduzidas em diferentes graus de inclinação conforme o caso. Yintang, por exemplo, um acuponto localizado entre as sobrancelhas, deve ser punturado perpendicularmente em relação à pele no sentido do topo da cabeça para baixo, pinçando-se a pele levemente entre os dedos no momento da introdução da agulha; VB30, por outro lado, um ponto localizado em ambas as nádegas, deve ser punturado profundamente em ângulo de 90º.
O sentido das agulhas, o tempo e a forma de estimulação também podem variar conforme o tratamento específico. Condições de excesso (de chi ou de xué) são tratadas com estimulações menos vigorosas e pouco demoradas, ao passo que condições de vazio ou deficiência pedem manobras de entrada e retirada (não se retira totalmente a agulha, apenas se dá pequenos solavancos para cima e para baixo), fricção (na parte áspera da agulha), giros de um lado para outro ou mesmo pequenos petelecos na ponta exposta da agulha.
É costume também utilizar um “mandril” para inserir as agulhas. Trata-se de um pequeno tubo plástico descartável dentro do qual corre a agulha. A leve pressão da ponta do mandril sobre a pele ajuda a reduzir a dor da entrada, mas acupunturistas muito experientes muitas vezes optam por inserir a agulha em um movimento rápido à mão livre até a profundidade indicada, o que não é possível com o mandril (a diferença entre o comprimento do mandril e da agulha é o quanto se conseguirá inserir da agulha no primeiro movimento).
Sensação de qi
De-qi (Chinês: 得气; pinyin: dé qì; “chegada de qi”) se refere a uma alegada sensação de torpor, distensão ou formigamento elétrico no local da agulha. Se essa sensação não ocorre, então se justifica dizendo que o acuponto não foi localizado corretamente, ou a agulha não foi inserida na profundidade correta, ou houve manipulação inadequada. Se o de-qi não é imediatamente sentido no local de inserção da agulha, várias técnicas de manipulação costumam ser empregadas para promovê-la, como arrancar, sacudir e tremer.[61]
Uma vez que o de-qi é observado, técnicas podem ser utilizadas para “influenciar” o de-qi: por exemplo, através de certa manipulação, o de-qi pode, supostamente, ser transferido do local da agulha para locais mais distantes do corpo. Outras técnicas objetivam “tonificar” (chinês: 补; pinyin: bǔ) ou “sedar” (chinês: 泄; pinyin: xiè) o qi.
As primeiras técnicas são usadas em padrões de deficiência, as últimas em padrões de excesso de energia.[61] O de-qi é mais importante na acupuntura chinesa, enquanto os pacientes ocidentais e japoneses podem não considerá-lo uma parte necessária do tratamento.[52]
Práticas relacionadas
Do-in, uma forma não invasiva de trabalho corporal, usa pressão física aplicada aos acupontos por meio das mãos, dos cotovelos ou de outros instrumentos.A acupuntura é, frequentemente, acompanhada de moxabustão, a queima de preparações cônicas de moxa (feitas a partir de várias espécies do gênero Artemisia secas) sobre ou próximo à pele, frequentemente porém nem sempre em acupontos ou próximo a eles. Tradicionalmente, a acupuntura é usada para tratar doenças agudas, enquanto a moxabustão é usada para tratar doenças crônicas.
A moxabustão pode ser direta (o cone é colocado diretamente sobre a pele e permite-se que ele queime a pele, produzindo uma bolha e, eventualmente, uma cicatriz) ou indireta (o cone é colocado sobre uma fatia de alho, gengibre ou outro vegetal, ou um cilindro de moxa é mantido acima da pele, perto o bastante para aquecer ou queimar a pele).
Ventosaterapia é uma antiga forma chinesa de medicina alternativa na qual é criada uma sucção local sobre a pele; os praticantes acreditam que isso mobiliza um curativo fluxo de sangue.
Eletroacupuntura é uma forma de acupuntura na qual as agulhas são ligadas a um aparelho que gera pulsos elétricos contínuos (isso já foi descrito como, essencialmente, estimulação nervosa elétrica transdermal TENS mascarada como acupuntura).
Acupuntura de agulha de fogo é uma técnica que envolve a rápida inserção de agulhas aquecidas por fogo em partes do corpo.
Sonopuntura é uma estimulação do corpo similar à acupuntura usando som ao invés de agulhas. Isso pode ser feito usando transdutores que emitam ultrassom a uma profundidade de oito a seis centímetros em acupontos da pele. Alternativamente, pode ser usado um diapasão ou outros aparelhos emissores de som.
Injeção em acupontos é a injeção de várias substâncias (como remédios, vitaminas ou extratos herbais) nos acupontos. Essa técnica combina acupuntura tradicional com a injeção de uma dose efetiva de um remédio aprovado, e seus defensores sustentam que ela é mais eficiente que qualquer tratamento isolado, especialmente para o tratamento de alguns tipos de dor crônica. Entretanto, um estudo de 2016 revelou que a maior parte dos trabalhos publicados sobre o tema era de pouco valor devido a problemas metodológicos, e que testes em escala mais ampla seriam necessários para chegar a conclusões mais precisas.
Com base no conceito de microssistemas de acupuntura e sob os mesmos fundamentos da medicina tradicional chinesa que caracterizam a acupuntura, se desenvolveram técnicas explorando as possibilidades terapêuticas de regiões específicas do corpo como o pavilhão auricular (orelha) e as mãos.
Dentre estas, a mais antiga e difundida é a auriculopuntura ou auriculoterapia, já registrada no Neijing (500-300 a.C.). Tal técnica conta hoje com mais de uma escola: a chinesa clássica e a francesa, tendo sido esta última fundada pelo neurocirurgião francês Paul Nogier em 1957. Bem mais recente, o microssistema de acupuntura dos pontos das mãos – Korio Soo-Ji-Chim (Acupuntura de Mão, Coreana) foi desenvolvida apenas em 1975, por Tae Woo Yoo.[75] Os microssistemas são identificados seguindo a mesma lógica da reflexologia, ou seja, uma determinada área do corpo traz pontos reflexos de todo o corpo. Na auriculoterapia, por exemplo, visualiza-se um feto invertido sobre o pavilhão auricular para saber a que parte do corpo se refere cada região da orelha. Não há evidência científica, no entanto, de que a auriculoterapia possa curar doenças. A acupuntura do couro cabeludo, desenvolvida no Japão, é baseada em considerações reflexológicas do couro cabeludo.
A acupuntura cosmética é o uso da acupuntura numa tentativa de reduzir as rugas do rosto.
A acupuntura de veneno de abelha é a injeção de veneno de abelha purificado e diluído nos acupontos.
Colin A. Ronan, em sua “História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge”, assinala o período histórico de surgimento/consolidação de algumas das ideias básicas da ciência chinesa que eventualmente levaram ao desenvolvimento da técnica da acupuntura, como a concepção de Yin / Yang (陰陽) no princípio do século IV a.C. e a teoria dos Cinco elementos Wu Xing (五行), entre 370 e 250 a.C. por Tsou Yen (Zou Yan), o membro mais destacado da Academia Chi-Hsia (Zhi-Xia) do príncipe Hsuan (Xuan).
Na medicina tradicional chinesa, a doença é, geralmente, percebida como uma desarmonia em energias como yin, yang, qi, xuĕ, zàng-fǔ e meridianos, e na interação entre o corpo e o ambiente.[62]:77 A terapia se baseia em quais “padrões de desarmonia” podem ser identificados.[80][81]:1 Por exemplo, acredita-se que algumas doenças são causadas quando meridianos são invadidos por excesso de frio, vento e umidade.[81]:169-73 Visando a determinar qual é o padrão existente, os praticantes examinam itens como cor e formato da língua, a força relativa dos pontos de pulsação, o odor da respiração, a qualidade da respiração e o som da voz.[82][83] A medicina tradicional chinesa não diferencia claramente causa e efeito dos sintomas.[84]
FONTE: http://drvolneibarboza.com.br/
Celebridades
8ª Mostra de Cinema de Fama exibe mais de 40 filmes e homenageia o ator Fernando Alves Pinto.

O evento celebra os 80 anos do maestro e compositor Wagner Tiso, que se apresenta na abertura, ao piano, acompanhado por um quinteto de cordas da Filarmônica de Varginha.de 14 a 17 de agosto, com toda programação gratuita
** Encontro do Fórum dos Festivais, de Exibidores de Minas Gerais, além de oficinas, debates e rodas de conversas
De 14 a 17 de agosto de 2025, a cidade mineira de Fama, às margens do Lago de Furnas — o conhecido Mar de Minas — se transforma novamente em território de cinema, arte e encontros. A 8ª Mostra de Cinema de Fama reafirma sua vocação como espaço de celebração da diversidade cultural, da escuta coletiva e da potência audiovisual que pulsa fora dos grandes centros.
A edição deste ano irá homenagear o ator Fernando Alves Pinto, que tem um carreira que transita entre o cinema autoral, experimental e popular; o maestro e compositor Wagner Tiso, referência na música brasileira e integrante do Clube da Esquina; e Pedro Paulo Alves, figura essencial da memória cultural de Fama, idealizador da tradicional encenação da Paixão de Cristo e guardião das artes comunitárias da cidade.
Com o tema “Territórios do Olhar”, a 8ª Mostra de Cinema de Fama apresenta um total de 43 filmes que concorrem em cinco categorias: Mostra Mineira, com 8 produções de diferentes regiões do estado de Minas Gerais; a Mostra Animação Nacional, com 7 filmes vindos de diversos estados brasileiros; a Mostra Animação Internacional, com 15 títulos de países da Europa, Ásia, África e América Latina; e a Mostra Fama, com 13 filmes vindos do norte, nordeste, sul e sudeste do país, reforçando a pluralidade de vozes e narrativas no cinema nacional que expressam diversidade estética e temas urgentes do Brasil contemporâneo.
As exibições acontecem em sua maioria na Praça Sagrado Coração de Jesus, de forma gratuita e ao ar livre — reforçando a ideia de que o cinema deve ser acessível e propondo um mergulho profundo na sua capacidade de construir pertencimento, reinventar espaços e reencantar o cotidiano.
Segundo Aryanne Ribeiro, diretora da Mostra Fama, o evento nasceu como um gesto coletivo, enraizado no interior de Minas e movido pelo desejo de fortalecer o cinema em nosso território. É fruto de resistência, de muitas mãos e encontros. “Seguimos apostando na escuta, na formação e na valorização de quem faz cultura longe dos grandes centros. Nesta 8ª edição, reafirmamos nosso compromisso com o cinema como ferramenta de pertencimento, memória e transformação.” observa.
Abertura e Programação
A Mostra abre no dia 14/08, quarta-feira, com uma cerimônia especial às 18h, apresentada pela atriz Paula Braun e pela socióloga Daniela Rosa. Um dos homenageados deste ano, o maestro e compositor Wagner Tiso, que celebra seus 80 anos, se apresenta ao piano acompanhado por um Quinteto de Cordas da Filarmônica de Varginha, em um momento histórico que une música, território e emoção.
Ainda na abertura, o ator Fernando Alves Pinto será homenageado com a exibição dos curtas “La Lona” e “Instant Doctor”. Logo após, será exibido o longa “Mortina: Uma aventura que vai fazer você morrer… de rir!”, realizado por estudantes do Colégio Atenas, da cidade de Alfenas (MG), dirigido por Eliane Rogatto Pupin e Gustavo Mariano — um exemplo do potencial criativo das juventudes do interior mineiro.
A programação segue no dia 15/08, sexta-feira, com o Encontro do Fórum dos Festivais, reunindo realizadores e curadores de todo o país para debater os caminhos do audiovisual no Brasil, às 13h30, no Casarão Fiúza. No mesmo dia, às 15h, acontece a Sessão Minas Play (curadoria a definir), no Casarão Paradiso, e à noite, a praça se torna novamente sala de cinema com duas sessões: a Mostra Mineira (19h), com curtas de Belo Horizonte, Araxá e Contagem que abordam cultura popular, invisibilidade social e encontros noturnos, e a Mostra Fama (20h20), que exibe sete curtas nacionais de diferentes estados — filmes potentes que tratam de memória, resistência, espiritualidade e meio ambiente.
No sábado, dia 16/08, a Mostra destaca o papel das redes culturais no Encontro dos Pontos de Cultura Exibidores de Minas Gerais, às 13h30 no Casarão Fiúza, fortalecendo a articulação entre territórios que promovem o cinema como ferramenta de transformação social. No Casarão Paradiso, às 15h, acontece a Sessão Fernando Alves Pinto, com a exibição do longa “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, seguida de bate-papo com o ator ao fim da sessão. E à noite, o público assiste a Mostra Animação (20h), com sete curtas animados de diferentes regiões, que encantam por suas linguagens visuais e narrativas sensíveis, e a Mostra Mineira (21h15): com quatro produções do interior de Minas, reafirmando a potência do audiovisual mineiro.
No domingo ,17/08, último dia do evento, a programação começa às 18h30 com a Mostrinha das Escolas, sessão dedicada à exibição dos filmes produzidos por estudantes da Escola Municipal Olinto Magalhães, Escola Municipal Teodoro Rocha e Escola Estadual Maria Olímpia de Oliveira. Como reconhecimento e estímulo à criação audiovisual no ambiente escolar, a Mostra de Cinema de Fama concederá a cada instituição um prêmio de R$1 mil destinado ao melhor curta realizado por seus alunos, reforçando o vínculo entre arte, educação e protagonismo jovem. No mesmo dia, às 19h, acontece a última Mostra Fama, com oito curtas-metragens nacionais — obras que abordam questões indígenas, deficiência, solidão, ancestralidade, violência urbana e reencontros.
A cerimônia de encerramento e premiação ocorre às 21h30, seguida de show da banda Dru e a Luz Azul, que também lança, em primeira mão, o videoclipe “Um Dentro do Outro”.
Realizada pelo Instituto Gesto, com a consultoria de Mónica Trigo e o apoio da Prefeitura Municipal de Fama, a 8ª Mostra de Cinema de Fama, mais que um festival, é um gesto coletivo, uma experiência estética, política e afetiva. Nas margens do Lago de Furnas, o cinema floresce como prática de resistência, pertencimento e celebração.
Cada filme, cada conversa, cada abraço compartilhado sob o céu do sul de Minas é parte de um território vivo — onde o olhar se transforma em caminho, e o afeto vira semente.
A programação completa está disponível no site: www.mostrafama.com.br
Redes sociais: @mostrafama
SERVIÇO:
8ª Mostra de Cinema de Fama
14 a 17 de agosto de 2025
Entrada Gratuita
Para mais informações, visite o site oficial: www.mostrafama.com.br
Informações para a imprensa:
Atti Comunicação
Eliz Ferreira – eliz@atticomunicacao@gmail.com | (11) 11 99110-2442
Valéria Blanco – valeria@atticomunicacao.com.br | (11) 99105-0441
8ª MOSTRA DE CINEMA DE FAMA
PROGRAMAÇÃO
14/08 – Quinta-Feira
18h – Cerimônia de Abertura – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Homenagem aos 80 anos de Wagner Tiso
Wagner Tiso com Quinteto de Cordas da Filarmônica de Varginha
19h – Sessão Homenagem
Homenagem ao Pedro Paulo Alves
Homenagem Fernando Alves Pinto
com exibição dos filmes:
La lona, de Daniel Gomez, 1995, 7 min
Instant Doctor, de Diogo Gameiro + Youth, 2020, 7 min
20h40 – Exibição do longa:
Mortina: Uma aventura que vai fazer você morrer… de rir!, de Eliane Rogatto Pupin e Gustavo Mariano, 2024, 80 min.
Encerramento: 22h
15/08 – Sexta-Feira
13h30 – Encontro Fórum dos Festivais – local:Casarão Fiúza
15h – Sessão Minas Play – local: Casarão Paradiso
19h – Mostra Mineira (74 min) – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Seu Vicente: o marcador de São Gonçalo, de Marina Araújo, Ana Luísa Cosse, Yolanda Ornellas e Sara Brito, Belo Horizonte, MG, 13 min
Invisuais, de Júlia Bárbara Rabelo, Araxá, MG, 13 min
No início do mundo, de Gabriel Marcos, Contagem, MG, 24 min
Um amigo na noite, de Vinicius de Castro Gomes e Filipe Coelho, Belo Horizonte, MG, 24 min
20h20 – Mostra Fama (138 min) – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Firmina, de Izah Neiva, SP, 15 min
Bijupirá, de Eduardo Boccaletti, RJ, 14 min
Alma negra, de Isadora Barbosa Carneiro e Izzy Motta, SP, 16 min
Bijupirá, de Eduardo Boccaletti, RJ, 14 min
Hasta siempre, Pepe Mujica, de Thiago Prado, RJ, 19 min
Depois do fim, de Pedro Paulo Dantas Maciel, SP, 20 min
O homem de água, de André Talamonte, SP, 20 min
Troncos velhos, de Rosane Gurgel, CE, 20 min
Encerramento: 22h40
16/08 – Sábado
13h30 – Encontro Pontos de Cultura exibidores/MG – local: Casarão Fiúza
15h – Sessão Fernando Alves Pinto – local: Casarão Paradiso
Para minha amada morta, de Aly Muritiba, 2016, 140 min
Café e conversa com ator após sessão
20h – Mostra Animação (72 min) – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Rheum, de Rayana França, BA, 2 min
Eu e o boi, o boi e eu, de Jane Carmen Oliveira, MG, 6 min
Procissão, de Álisson Pereira Flor, CE, 16 min
Tsuru, de Pedro Anias, BA, 6 min
Menino Gepeto, de Cláudio Constantino Barbosa e Rafael Pereira Guimarães, MG, 13 min
Pequeno B, de Lucas Borges, MG, 14 min
Kabuki, de Tiago Minamisawa, SP, 15 min
21h15 – Mostra Mineira (67 min) – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
152 AB, de Daniel Jaber e Jelton Oliveira, Belo Horizonte, MG, 20 min
Espelho azul, de Elizeu Gonçalves Mol e Carlos Gomes, Timóteo, MG, 15 min
Isso dá um curta!, de Felipe Siqueira, Careaçu, MG, 15 min
Aruê, Jerônimos, de Matheus José Vieira, Passos, MG, 17 min
Encerramento: 22h30
17/08 – Domingo
18:15 Oficina de Canto e Coral da Prefeitura de Fama – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
18:30 Mostrinha das escolas – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Exibição competitiva das Filmes das Escolas:Escola municipal Olinto Magalhães | Escola Municipal Teodoro Rocha | Escola Estadual Maria Olímpia de Oliveira
19h – Mostra Fama (131 min) – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Javyju – Bom dia, de Carlos Eduardo Magalhães e Kunha Rete, SP, 25 min
Rodinhas, de Guilherme Souza, RJ, 15 min
Márcia Antonelli: das palavras à sobrevivência, de Mariellen Kuma, AM, 15 min
Combustão não espontânea, de Boni Zanatta, SP, 14 min
A mulher invisível, de R.B. Lima, PB, 22 min
O que é de César, de Marcos José, SC, 22 min
Anunciação (enfim o mar…), de Chico Pelúcio, Marcelo Braga e Rodolfo Magalhães, MG, 18 min
21h10 – Pré-lançamento do videoclipe – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Um dentro do outro, de Banda Dru e a Luz Azul, 6 min
21h30 – Cerimônia de Encerramento e Premiação – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Show de encerramento
Banda Dru e a Luz Azul
Encerramento: 22h